Deputada diz que Governo do Estado “disputa” para comprar fardamento escolar mais caro

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
9 de outubro de 2019 às 09h40min
Foto: Mariana Carvalho

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na tarde desta terça-feira (8) para repercutir o atraso na entrega do fardamento escolar da rede pública estadual de ensino a dois meses do fim do ano letivo. A parlamentar lembrou que apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO) em 21 de fevereiro passado alertando para possível prejuízo milionário na aquisição de 972 mil camisas, sem dispensa de licitação, para o fardamento escolar. De acordo com a parlamentar, o acompanhamento do processo de aquisição revela, desde o seu início, uma disputa interna na gestão estadual para adquirir as camisas com valores acima dos comprados no ano de 2018.

De acordo com a parlamentar, o próprio Relatório de Ações do Governo enviado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa, referente ao exercício de 2018, registra que no ano passado foram adquiridas 780 mil camisas, ao custo médio de R$ 6,81 a unidade.

 “A questão do preço foi fundamental para chegassem a essa situação, a dois meses do fim do ano letivo e a maior parte dos estudantes sequer receberam as fardas. O mais grave é que a própria gestão, através da Procuradoria-Geral, foi bastante clara quanto a necessidade de se ajustar o preço, para que se beneficiasse a economicidade, o respeito ao dinheiro do cidadão”, explicou.

A deputada estadual também pediu esclarecimentos a respeito da quantidade de fardamentos entregues aos estudantes até agora, já que em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o secretário-executivo de Gestão da Secretaria de Educação informou que 400 mil unidades teriam sido entregues, nota oficial distribuída à imprensa registrou o número de 580 mil camisas, e os dados registrados no Portal Tome Conta, do TCE, informa que até hoje foram liquidadas (atestadas as entregas) de 238.556 camisas. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO