O Tribunal de Contas da União (TCU) fará uma auditoria operacional para atestar se o governo federal adotou os protocolos e ações previstos no PNC (Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo) no caso do derramamento de óleo no litoral do Nordeste.
O pedido de auditoria dos órgãos técnicos foi aprovado na manhã desta quarta-feira (30) pela Câmara. A partir de relatório apresentado pelo líder do Cidadania, Daniel Coelho, tanto a comissão quanto o tribunal de contas estão autorizados a usar todos meios técnicos para saber se houve negligência, omissão ou demorar para atuar no caso.
Os parlamentares pedem ainda que os auditores do TCU verifiquem as ações governamentais desenvolvidas de monitoramento de derramamento de óleo em ecossistemas marinhos e costeiros, para rápida diminuição de impactos, no caso de ocorrência de desastre.
A Comissão também realiza hoje, a pedido de Daniel Coelho, audiência pública com especialistas para discutir o acidente ambiental que já atingiu mais de dois mil quilômetros de praias. Participam do encontro especialistas em vida marinha, professores e representantes de órgãos públicos.