A partir da próxima sexta-feira (1º), os ambulantes que atuam no centro de Caruaru começarão a trabalhar nos espaços do projeto Comércio na Praça. Os locais estão localizados no Largo dos Guararapes, Praça Leocádio Porto e Largo da Conceição, que vão receber os vendedores ambulantes de diversos seguimentos. O projeto faz parte da requalificação do centro da cidade, executada através do dinheiro do financiamento feito pela Prefeitura junto a Caixa Econômica Federal.
Juntas, as obras realizadas nos Guararapes e na Praça Leocádio Porto somam um total de R$ 1.306.751,29, mas segundo os ambulantes, as melhorias não atendem a necessidade da categoria.
Problemas como coberta inadequada e falta de espaço foram questionados pelos trabalhadores, que desde o início do mês realizaram protestos e reuniões pedindo que pudessem ficar até 31 de dezembro no centro, para aproveitar o período de movimentação das festas de fim de ano.
Houve uma recomendação do Ministério Público para que a Prefeitura autorizasse os ambulantes ficarem até o fim do ano, mas o pedido não foi atendido. O líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Daniel Finizola (PT), apresentou um requerimento para que uma audiência pública fosse realizada para discutir o assunto, mas a pauta foi derrotada na Casa.
Mesmo com todo o desgaste sofrido pela gestão ao redor da situação, a Prefeitura não voltou atrás e anunciou hoje (30), que os ambulantes devem atuar nas ruas só até amanhã.
Em uma reunião realizada pela manhã entre os trabalhadores e a promotora Gilka Miranda, foi acordado com a categoria que eles passarão pelo menos dez dias nos novos locais. Se não houver condições de atuarem no Comércio na Praça, a promotora pediu que os ambulantes juntem provas para que o MP possa entrar com uma ação de melhoria.