Artigo: Onde fica o cuidado com as pessoas?

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
4 de novembro de 2019 às 14h52min
Foto: Divulgação

“Foi noticiado na semana passada que as estruturas da escola Casa do Trabalhador (Antigo Colégio Antenor Simões), estão apresentando vários problemas. Uma comitiva da gestão municipal, esteve no prédio na última sexta para fazer uma vistoria, além de alguns engenheiros que constataram os problemas. Porém, antes da escola ser transferida para o prédio três anos atrás, alguns engenheiros vistoriaram o local e constataram que as colunas do prédio não eram na espessura correta para a quantidade de andares, e alertaram que evitassem colocar muitas criançasno terceiro piso da escola.

Agora o prédio apresenta problemas como: rachaduras nas paredes, aparecimento de grandes fissuras no piso, alguns canos estão esmagados, ou seja, a estrutura está dando sinais graves de problemas. Após essa vistoria, ficou determinado que as aulas seriam suspensas e que a secretaria de Educação, iria ver outro prédio para que os alunos não ficassem prejudicados no calendário escolar. Mas pelo visto as aulas foram suspensas apenas no final de semana, pois hoje (04/11/2019) as aulas ocorreram normalmente. A questão é, se o problema fosse no prédio da secretaria de educação, o secretário iria tomar qual providência? Será que estão brincando com a sorte e com a vida dos 80 funcionários e quase 800 alunos? 

Muito se falou em relação a educação no ano de 2016 na campanha eleitoral por parte da atual gestão, mas o que percebemos, é que não tivemos avanços significativos. Porém, já ocorreram inúmeros problemas a exemplo de merenda estragada, prédio com problemas estruturais na zona rural, falta de professores em algumas unidades, alunos passando mal devido a pintura nas escolas, as vagas de creches que ainda não atingiram 10% do prometido, entre outros. 

Espero que a gestão tome uma rápida providência em questão a essa escola, e que não aconteça algo de muito sério. Até porque, no período da campanha, a educação, sempre é colocada como uma “prioridade”, mas nas maiorias das vezes, ficam apenas no plano do governo. Já assistimosnos últimos meses, inúmeros casos de prédios que apresentaram casos parecidos em todo o Brasil, e lamentavelmente o final não foi feliz.“

Oscar Mariano

Pós-graduando em Ciência Política

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO