Primeiro Patrimônio Vivo de Caruaru é anunciado pela Prefeitura

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
13 de dezembro de 2019 às 22h57min
Foto: Divulgação

O Mestre Luiz Antônio, um dos discípulos do artesão Mestre Vitalino, foi o escolhido como o primeiro Patrimônio Vivo de Caruaru. Com 1430 votos, o artesão foi selecionado na primeira fase da seleção para a primeira edição do Registro do Patrimônio Vivo (RPV).

O Mestre Luiz Antônio já modelava o barro desde os dez anos. O trabalho do artesão, no início, retratava temas do cotidiano do Nordeste. Ao passar do tempo, este universo foi ampliado com a produção de esculturas de profissões. Ele também esculpe automóveis e motocicletas. O artesão já representou o Brasil no Japão fazendo 300 peças durante um evento que reunia comitivas de 36 países.

O objetivo do RPV é oferecer apoio financeiro e também de preservação, com incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; por meio de atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.

Ao todo, este primeiro edital selecionará cinco integrantes do Registro do Patrimônio Vivo. Entre os 32 habilitados para concorrer ao RPV, apenas um poderia ser escolhido pela população. Após esta fase, os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO