Cenário Político: À espera de um aceno

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de dezembro de 2019 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Com a experiência de já ter sido prefeito de Caruaru por quatro vezes, o deputado estadual José Queiroz (PDT) tem sonhado com um sinal positivo por parte do governador Paulo Câmara (PSB) para poder voltar a disputar o comando do Palácio Jaime Nejaim. A pouco menos de um ano das eleições, o cenário ainda é incerto sobre esse apoio que fará toda diferença na disputa eleitoral.

Na última quinta (12), o parlamentar coordenou no seu escritório político um ato massivo de filiação ao PDT. A intenção é de montar um grupo competitivo para o legislativo, já que os atuais vereadores eleitos pela sigla no pleito passado estão todos na base da sua principal adversária política, a prefeita Raquel Lyra (PSDB), incluindo Bruno Lambreta (PDT), que é o líder do governo na Câmara Municipal de Caruaru.

Uma outra dificuldade serão as múltiplas candidaturas no mesmo campo político, já que alguns partidos que marcharam ao lado de Queiroz em outras eleições não vão abrir mão de apresentar seus projetos aos caruaruenses. Diante de tantas incertezas, é possível que o deputado decida continuar apenas representando Caruaru da sua cadeira na Alepe.

Costurando a aliança – Existe uma expectativa de o PDT ocupar a vice de João Campos (PSB). Caso isso aconteça, o apoio do Palácio do Campo das Princesas a uma possível candidatura de José Queiroz (PDT) seria o mais natural. Os dois partidos têm iniciado uma série de diálogos que pode selar uma aliança entre as duas siglas em Caruaru e no Recife.

Fora da capital – O deputado Túlio Gadêlha (PDT) tem participado de uma série de convenções partidárias pelo interior. Aos poucos o parlamentar vem ocupando mais espaço na sigla. Em breve, ele irá assumir o comando da legenda no Recife sob as bençãos de Carlos Lupi e Ciro Gomes.

Prestação de contas – O vereador e líder da oposição Daniel Finizola (PT), realizou, no último sábado (15), um encontro para apresentar um balanço das ações do seu mandato em 2019. A atividade aconteceu no Armazém do Campo e reuniu apoiadores políticos do parlamentar.

Mulher na política – Dezenas de mulheres marcaram presença no primeiro encontro regional do PL Mulher, que também aconteceu no sábado (15). Quem comandou o evento, que contou com a presença da prefeita Raquel Lyra (PSDB), foi o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Ele deve apoiar a tucana nas eleições do próximo ano.

Mudando a estratégia – O deputado estadual Tony Gel (MDB) tem planejado uma atuação mais forte nas mídias sociais. Uma equipe esteve na Alepe gravando uma série de vídeos que devem ser divulgados nos próximos dias. Ele tem fugido dos holofotes e ainda não definiu onde vai atuar nas próximas eleições.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO