A Câmara Municipal de Caruaru aprovou, na sessão desta terça-feira (24), o novo Plano Diretor do município. Na semana passada, 11 emendas ao projeto foram apresentadas, mas apenas uma passou por votação e foi aprovada. Por se tratar de matéria complementar, o Plano Diretor teve que passar por duas votações. Na sessão passada, o placar ficou em 19×3; hoje 18 vereadores foram à favor e apenas três votaram contra.
Ainda na semana passada, o Ministério Público emitiu uma recomendação para que a Câmara não votasse o projeto, alegando que não houve audiência pública com participação popular. Mesmo assim, a votação foi mantida, já que a Casa realizou duas audiências para debater o assunto.
O Plano Diretor é um instrumento básico de planejamento e muito importante para qualquer município. Nele são definidas áreas estratégicas para a expansão da cidade ao longo dos anos, entre outros temas relacionados ao funcionamento da cidade. Apesar de algumas críticas na formatação, o projeto foi aprovado sem dificuldades pelos parlamentares, já que o plano vigente no município é datado de 2004 e está cinco anos vencido.