Cenário Político: Meio século de vida pública

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de janeiro de 2020 às 00h00min
Foto: Marcos Oliveira

Eleito para o seu primeiro mandato em 1970, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) está prestes a completar, em março, 50 anos ininterruptos de atuação política. Carrancudo e de personalidade forte, Jarbas sempre pregou a ética durante toda sua caminhada, fazendo questão de evidenciar essa posição nos seus discursos. Em algumas ocasiões entrou em rota de colisão com parlamentares e dirigentes emedebistas por discordar da conduta interna de alguns colegas, a exemplo do ex-presidente nacional da sigla Romero Jucá.

Um dos fundadores do MDB, Vasconcelos exerceu diversos mandatos, chegando a ser governador de Pernambuco, prefeito do Recife, deputado federal e deputado estadual. Apesar de ter sofrido uma derrota acachapante para o ex-governador Eduardo Campos (PSB) em 2010, Jarbas não se abalou e deu a volta por cima, conquistando novamente o seu espaço.

Eleito senador em 2018 com 1.430.802 votos, ele voltou à Casa Alta em grande estilo. No auge dos seus 77 anos, é possível que Jarbas encerre sua vida pública no fim deste mandato e mesmo que neste percurso cinquentenário tenha colecionado alguns desafetos, sua história política é e será respeitada por aliados e opositores.

Sem sucesso – Nas eleições de 2012 o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) tentou emplacar o seu filho para ocupar uma das vagas na Câmara do Recife. Jarbinhas, como é mais conhecido no meio político acabou amargando sua primeira derrota, recebeu 4.295 votos e não conseguiu se eleger. De lá até aqui, não se arriscou mais.

Pisou na bola – Em mais uma declaração desastrosa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu que o turista “pense bem antes de ir a Fernando de Noronha”, para não ser “escalpelado”. O Arquipélago recebe milhares de visitantes nesse período e gera emprego e renda. Ao invés de espantar as pessoas o que precisa ser feito pelo Governo Federal é o incentivo de turismo ao local.

Fiscalização – O presidente da Fundaj, Antônio Campos, deu uma volta por Olinda e visitou oito pontos que estão causando transtornos na cidade. Em um vídeo publicado nas suas mídias sociais, ele não poupou críticas ao prefeito Lupércio (SD), ao governador Paulo Câmara (PSB) e à vice-governadora Luciana Santos (PCdoB). Tonca deve voltar a disputar uma eleição majoritária no município este ano.

Bom exemplo – O secretário de serviços públicos de Caruaru, Ytalo Farias, tem realizado um ótimo trabalho à frente da sua pasta. O gestor não mede esforços para solucionar de forma rápida as demandas apresentadas. O jovem é um das apostas da prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Eleições 2020 – Tudo indica que o Avante estará mesmo junto com o deputado Erick Lessa (PP) nas eleições de outubro. O presidente da sigla, Dyego Alves, tem avançado nas conversas que caminham neste sentido. A legenda elegeu dois vereadores em 2016, mas ambos já anunciaram saída do partido em abril, quando abre a janela de transferência.

Comemoração – O PT de Caruaru prepara uma programação especial para comemorar os 40 anos de fundação do partido. Uma das novidades é a nova sede localizada na Av. Dom Bosco, próximo à Soparia do Gordo. Uma lojinha para vender artigos do partido também funcionará no local.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO