Cenário Político: O pré-candidato global

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de fevereiro de 2020 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Apesar do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) não ter incorporado nem de longe o espírito eleitoral, seu nome está sempre figurando entre os pré-candidatos a prefeito do Recife. Folião nato, o parlamentar tem circulado ao lado da sua amada, a apresentadora Fátima Bernardes, pelas principais prévias carnavalescas que já esquentam o clima da capital pernambucana. De uma certa maneira, essa também é uma forma de se aproximar dos eleitores.

Mas nem só de selfies e likes vive um pré-candidato. Túlio precisa andar mais nas ruas do Recife e conhecer de perto os percalços de cada comunidade para construir o seu leque de propostas. É necessário ir além da bolha que votou em Ciro Gomes, nas últimas eleições presidenciais, e buscar o apoio de outros setores da sociedade. Nos próximos dias, o presidente nacional da sua legenda, Carlos Lupi, estará no Estado. A expectativa é de que depois de tantos anúncios à distância, ele possa dar o gás necessário para que o jovem deputado comece de fato a se mexer.

Empecilho – Se caso vier ser candidato, uma fração do partido não acompanhará Túlio Gadêlha (PDT) nas eleições. A sigla atualmente faz parte da estrutura dos governos socialistas; e se depender dos deputados Zé e Wolney Queiroz, é lá que vai continuar. Os dois grupos pedetistas travam uma guerra silenciosa pelo comando da legenda.

Bola fora – A Prefeitura de Caruaru tentou o tempo inteiro esconder o fim do Baile Municipal, mas após o Blog Cenário trazer essa decisão em primeira mão, membros do governo logo trataram em dizer que a notícia se tratava de uma fake news. O fato foi confirmado pela própria gestão, dias depois, em uma coletiva. Descredibilizar a imprensa não é o caminho. Faltou humildade.

Novidade – O fato novo do Carnaval de Caruaru é a festa abre-alas, que será realizada na Estação Ferroviária, no próximo dia 14. A prefeita Raquel Lyra (PSDB) acertou ao decidir integrar o evento ao calendário festivo. Além do modelo ser inclusivo, gera mais emprego e renda. Babado Novo, André Rio e Orquestra Fernando Borges estão na programação.

Caindo na folia – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) aproveitou o domingo (02) para literalmente cair na folia. Ela esteve presente no bloco “Vai que é tua Tafarel”, realizado no bairro São João da Escócia, pelo vereador Tafarel Félix (Patri). A tucana posou para fotos com os foliões e aproveitou para divulgar o abre-alas do Carnaval da cidade.

De volta – Na próxima terça (04), os vereadores retomarão seus trabalhos nas sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Caruaru. Por se tratar de ano eleitoral, os debates ficarão mais intensos entre os parlamentares. Além do presidente, os líderes da oposição e situação serão os personagens de destaque na Casa.

Aposta – No último sábado (04), o PSD Caruaru promoveu o lançamento da juventude do partido na cidade. Quem está à frente do processo é o estudante de economia Jarde Rodrigues. Essa é uma aposta da sigla, que também tem um jovem como pré-candidato a prefeito.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO