Cenário Político: O peso do cargo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de fevereiro de 2020 às 00h00min
Foto: Waldemir Barreto

Na última semana, o superintendente da SUDENE, Douglas Cintra, sentiu na pele o peso do cargo que ocupa. Os principais blogs do estado noticiaram uma possível exoneração, causando expectativa no meio político sobre a permanência do ex-senador na instituição. Apesar de pouco tempo no comando da pasta, o empresário conseguiu criar uma agenda positiva, firmando parcerias e desengavetando projetos importantes, o que acabou dando uma outra cara e dinamismo a esse espaço que há anos era terra arrasada.

É possível que Douglas não assista ao Galo da Madrugada à frente do órgão, e caso isso aconteça, será mais um ato de loucura do governo Bolsonaro, mas o até então superintendente anda otimista que bons ventos soprem de Brasília para Pernambuco. Responsável por estimular o fortalecimento da região, a SUDENE é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que agora é chefiado por Rogério Marinho. Discreto, Cintra tem tratado toda essa polêmica em torno do seu nome com muita cautela.

Na torcida para que Douglas caia do cargo, o paraibano Cássio Cunha Lima já se colocou como postulante a superintende. O final de todo esse imbróglio vai depender do bom humor do presidente, que não ficou nada satisfeito ao receber uma imagem de Douglas ao lado dos ex-presidentes Lula e Dilma.

Na expectativa – A nomeação de Douglas Cintra na superintendência da SUDENE gerou um clima de disputa entre alguns políticos sobre a paternidade. Os mesmos aliados que se dizem responsáveis pela sua indicação agora agem como bombeiros para apagar o incêndio e manter o caruaruense no cargo. Articulado, o gestor segue otimista aguardando um desfecho positivo dessa história.

Renovação – A jovem Joana Grego aproveitou a passagem do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, por Pernambuco, e participou de algumas agendas ao lado do ex-ministro do Trabalho. Ela é uma aposta do deputado federal Túlio Gadêlha e tem despontado como nova liderança política em Caruaru.

Estratégia – Com Túlio Gadêlha presidindo o PDT do Recife, suas atenções estarão voltadas para a capital pernambucana. Isso acaba diminuindo as andanças do parlamentar pelo interior, onde está a base eleitoral dos deputados Zé e Wolney Queiroz. A ideia é que cada um fique no seu quadrado. 

Novo espaço – Após vários anos, o PT Caruaru vai ter novamente uma Sede. A inauguração acontecerá na próxima quinta-feira (13). Na ocasião, filiados também estarão comemorando os 40 anos de fundação do partido. Na cidade, a sigla completa 39 anos de história. O novo espaço fica localizado na Av. Dom Bosco, 174, Maurício de Nassau. A comemoração está marcada para iniciar às 19h.

Preparando o terreno – Quem esteve por Caruaru neste final de semana foi o presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja. Ainda no fim de semana, o deputado federal pela sigla, Renildo Calheiros, também esteve na cidade. Os dois se encontraram separadamente com dirigentes do partido para debater a nova roupagem do PCdoB no município, além dos possíveis nomes que irão disputar as eleições proporcionais em outubro.

Sem descanso – Apesar de não ter um perfil folião, o deputado Erick Lessa (PP) fez questão de marcar presença em duas prévias que aconteceram neste domingo (09), em Caruaru. O pré-candidato tem usado seus finais de semana para participar de agendas políticas. Diversas pessoas que estivem no local fizeram questão de registrar o momento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO