Como já é tradição, o sábado de Zé Pereira é dia do Rei absoluto do Carnaval do Recife, o Galo da Madrugada. Neste sábado (21), o bloco que já carrega 43 anos de história, reuniu uma multidão nas ruas do centro da cidade. O prefeito Geraldo Julio (PSB) e a primeira dama Cristina Mello prestigiaram o evento, que contou com a presença do governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) e da primeira dama do estado, Ana Luiza Câmara.
Durante o tradicional café da manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas, o prefeito Geraldo Julio reafirmou que este será o maior Carnaval da história. “Não tenho dúvida que este será será o maior desfile que já aconteceu do Galo da Madrugada e este ano ele vem com um tema importante que é o da sustentabilidade. Na noite de ontem demos início ao Carnaval do Recife, a abertura foi muito bonita, Antônio Nóbrega fez um belíssimo espetáculo. Uma festa que representou a nossa cultura, a cultura Pernambucana, as raízes do nosso Carnaval, da nossa música. Estou muito feliz, está tudo acontecendo bem, toda a programação e planejamento do Governo do Estado na questão da segurança está tudo tranquilo, a gente torce para que seja assim, que o folião possa fazer esse Carnaval de paz”, destacou o prefeito.
Após o encontro no Forte das Cinco Pontas, o prefeito Geraldo Julio e toda comitiva foi conferir a estrutura montada no Centro Integrado de Operações da Secretaria de defesa Social do Estado (CIODS), localizado no bairro de São José, a estrutura de segurança montada em parceria para o Carnaval. O local conta com um sistema de videomonitoramento em tempo real de 750 câmeras espalhadas pelos principais polos de folia do estado. Este ano o Governo do Estado montou um grande esquema de segurança, colocando mais de 56 mil policiais em todo o estado, reforçando a segurança dos foliões.
O prefeito também conferiu os desfiles do Galo, que este ano veio com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”, e contou com apresentações de Elba Ramalho, André Rio, Gerlane Lopes, Almir Rouche, Nena Queiroga, marcelo falcão, Pabllo Vittar, Fafá de Belém, entre outros. Mais de 30 trios elétricos fizeram o folião se esbaldar na cultura pernambucana, marca do bloco.