Cenário Político: A participação dos delegados na eleição de Caruaru

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
24 de fevereiro de 2020 às 00h00min
Fotos: Reprodução/Facebook e Roberto Soares

Durante a última semana, a notícia de que o delegado Thiago Henrique poderia ocupar uma das vagas de vice em Caruaru tomou conta dos debates políticos do município. Os pré-candidatos a prefeito Manoel Santos (PSL) e Raffiê Dellon (PSD) iniciaram conversas com Thiago sobre essa possibilidade. Suas ações na Capital do Agreste o fizeram o delegado ficar em evidência, mas foi só após a polêmica transferência para a Delegacia de Nazaré da Mata, que seu nome começou a ser ventilado para concorrer alguma vaga no próximo pleito.

A participação dos Chefes de Polícia nas eleições tem sido cada vez mais comum. A atual deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) é um exemplo disso. A socialista é considerada um fenômeno eleitoral, que recebeu 412.636 votos dos pernambucanos, sem nunca ter sido testada nas urnas, sendo a mais votada para ocupar uma cadeira na Alepe.

Thiago ainda não possui filiação partidária, mas caso aceite compor uma das chapas, vai ter como concorrente no debate sobre segurança pública o deputado Erick Lessa (PP), que pela segunda vez vai disputar a Prefeitura de Caruaru. Em sua primeira tentativa Lessa obteve 41.102 votos e por pouco não chega ao segundo turno. Além disso, o parlamentar tem sido visto com frequência em visitas a comunidades de Caruaru acompanhado do atual delegado Regional Bruno Vital, ex-chefe de Thiago, que pode concorrer a uma das vagas na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Em Arcoverde, por exemplo, o delegado Israel Rubis (PP) também sofreu um polêmico pedido de transferência, onde até o Ministério Público se envolveu para tentar impedir sua saída, mas no final, ele decidiu se colocar como pré-candidato a prefeito do município e foi transferido para Vitória de Santo Antão. Já no Recife, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) ganhou visibilidade após o fechamento da Decasp, órgão que vinha investigando políticos do Estado. Alegando ter sofrido perseguição, ela ganhou seguidores que logo se tornaram adeptos do seu projeto político, e pode surpreender na capital.

O descrédito nos políticos tradicionais e a insegurança que toma conta das cidades têm levado esses profissionais de segurança pública a concorrerem a um espaço no Executivo e Legislativo defendendo que é preciso renovar esses poderes e combater a corrupção. A política tem se tornado cada vez mais um espaço de outsiders e discursos conservadores.


Mais um – O delegado Antônio Resende (Podemos) será mais um do time dos agentes públicos de segurança, que vai disputar uma eleição municipal. No Cabo, seu projeto tem recebido importantes adesões de parlamentares e partidos. Resende promete chegar forte para essa disputa.

Conforto – Ao contrário de João Campos (PSB), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM), que curtiram o Galo da Madrugada no meio do povo, Daniel Coelho (Cidadania), que também é pré-candidato a prefeito do Recife ficou no luxo e conforto do camarote. Já Patrícia Domingos (Podemos) acompanhou todo percurso em um dos trios elétricos. Os prefeituráveis estão cumprindo uma extensa maratona de Carnaval na capital pernambucana.

No ritmo – Raffiê Dellon (PSD) aproveitou a folia de momo para realizar agendas de pré-campanha em Caruaru. Enquanto outros pré-candidatos foram curtir a festa em outras cidades ou descansar, o jovem não diminuiu o ritmo e marcou presença em comunidades e na zona rural do município.

Tradição – Como já é costume, o domingo de Carnaval em Bezerros é marcado pela presença dos diversos políticos que caminham pelas ruas ao lado dos foliões da cidade. Um deles foi o governador Paulo Câmara (PSB), que esteve com uma grande comitiva. O prefeito Breno Borba (PSB) foi o responsável por fazer as honras.

Roubando a cena – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), aproveitou sua passagem pelos camarotes do Carnaval do Recife e Olinda para anunciar atrações de peso no Maior e Melhor São João do Mundo. Em dois dias, a tucana já confirmou as presenças de Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Raí Saia Rodada. 

Ano eleitoral – Em pré-campanha, a gestora não perdeu a chance de gravar vídeos ao lado dos artistas e publicar nas suas mídias sociais. O São João deste ano promete ser um dos maiores dos últimos tempos. Raquel vai disputar a reeleição, e a festa junina sempre foi uma boa aliada eleitoral.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO