Cenário Político: Marcelo Rodrigues entra no jogo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de maio de 2020 às 00h00min
Foto: Stephanie Sá

Após diversas reuniões, o PT Caruaru aprovou o nome do advogado Marcelo Rodrigues para disputar a Prefeitura de Caruaru. Há 16 anos o partido não disputava o governo municipal em faixa própria. Apesar do antipetismo latente que ajudou a eleger Bolsonaro, a nova gestão do diretório tem conseguido dar um outro ritmo, ganhando visibilidade e também respeito dos adversários.

A legenda deve investir forte na imagem do ex-presidente Lula, que ainda se mantém como o maior cabo eleitoral do partido mesmo após ser preso. Com um bom histórico de votos de legenda, os petistas acreditam que é possível aumentar a bancada na Câmara Municipal, que hoje conta apenas com o vereador Daniel Finizola. Outra estratégia que deverá ser adotada será a polarização com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), que se fortaleceu bastante com a ida de vereadores para a sigla, que agora conta com o apoio de 17 parlamentares na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Depois de um grande desgaste do PT à frente do Governo Federal, que acabou resultando no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a legenda será novamente testada nas urnas pelos caruaruenses. Apesar do prejuízo em largar atrasado frente às demais pré-candidaturas que já estão em campo, o ambientalista deve investir no capital eleitoral do partido no município, responsável por garantir a vitória dos candidatos do PT nas últimas eleições presidenciais. Com um histórico de disputas internas, dificilmente a legenda marchará unida diante de tantas divergências entre os grupos, o que será um problema a mais para o agora pré-candidato resolver.

Outros tempos – O último candidato a disputar uma eleição para prefeito de Caruaru pelo PT foi o agora tucano João Lyra Neto (PSDB), em 2004. Naquele ano, ele recebeu 65.090 votos e perdeu a eleição por uma diferença de 773. Depois disso, o pai da atual prefeita se filiou ao PDT e em 2006 virou vice-governador do estado.

Estreia – A TV Câmara inicia em Caruaru a partir de hoje (11). Os alunos da rede municipal de ensino poderão acompanhar as aulas a partir do canal 22.2. Desenhos educativos também serão exibidos. Todo o material contará com a presença de um intérprete de libras, para que os surdos sejam incluídos.

Suspense – A demora em apresentar um formato para o São João 2020 tem mostrado a falta de planejamento da Fundação de Cultura de Caruaru. Durante coletiva na última sexta-feira (08), quando muitos aguardavam com ansiedade as novidades para a festa, a Prefeitura mais uma vez não apresentou uma solução.

Cobranças – Durante as últimas sessões na Câmara de Caruaru, vereadores ligados à prefeita Raquel Lyra (PSDB) têm realizado, de forma orquestrada, críticas aos três deputados que representam Caruaru na Alepe. Coincidência ou não, os parlamentares fazem oposição à tucana e estão de olho na cadeira do Palácio Jaime Nejaim.

Lives – Durante esse período de pandemia, políticos têm investido em lives para chegar mais perto do eleitorado. Devido ao momento que os estados e municípios atravessam, essa ferramenta será bastante explorada nos próximos meses. 

Isolamento – Caruaru ultrapassou mais de 100 casos confirmados de coronavírus. Cada dia as pessoas têm descumprido o isolamento e negando seguir orientações das organizações de saúde. As crescentes filas em agências bancárias podem contribuir para que esse número cresça assustadoramente no município.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO