Cenário Político: Paulo Câmara parte para o tudo ou nada

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de maio de 2020 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

O governador Paulo Câmara (PSB) resolveu apostar todas as suas fichas em um bloqueio total. O decreto entrou em vigor no último sábado (16) e contempla cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, que juntas têm mais de 70% dos casos registrados. A medida é chamada de lockdown, mas o governo do estado se nega a usar o termo, talvez para evitar ainda mais polêmica. Segundo o secretário de Saúde André Longo, a ação foi necessária diante do alto índice de Covid-19 em Pernambuco, e se for obedecida, o estado poderá retomar as atividades de forma gradual a partir de junho.

O socialista tem sido alvo de duras críticas por parte dos seus opositores, principalmente pelo decreto que determina a circulação de veículos de placas ímpares apenas em datas ímpares, e os de placas pares só em dias pares, podendo causar a apreensão e remoção do veículo de quem descumprir as determinações. Por outro lado, a medida gerou uma superlotação no transporte público da RMR, o que pode facilmente aumentar o contágio do vírus. Outro novo decreto manteve o fechamento de estabelecimentos comerciais, praias e parques até 31 de maio no estado, causando a fúria de empresários que amargam prejuízos incalculáveis neste período.

Especialistas afirmam que as medidas mais rígidas podem salvar cerca de 4 mil vidas em Pernambuco. Mesmo chamado de ditador, Paulo tem apostado em seguir o que recomendam as organizações de saúde, mesmo sem o apoio do Governo Federal. O movimento pode o credenciar, caso os números diminuam no estado. Entretanto, se o lockdown causar efeito contrário com a continuidade da aglomeração em ônibus e metrôs, como em seu primeiro dia, pode custar bem caro aos pernambucanos.

Números – Pernambuco é um dos estados com o índice mais alto da pandemia do novo coronavírus. São 19.452 casos confirmados e 1.516 óbitos. Por outro lado, atingiu o maior índice de isolamento social do país no último sábado (16). Em média, 53,8% da população do estado permaneceu em casa no primeiro dia de lockdown. O último boletim publicado neste domingo (17) trouxe também mais 45 pacientes recuperados da doença, totalizando 2.969. 

Força – Após pressão da bancada evangélica junto ao governador Paulo Câmara (PSB), a inclusão dos líderes religiosos entre as atividades essenciais foi atendida. Neste período de pandemia, pastores têm realizado cultos on-line para os que seguem em isolamento. A inserção desse grupo durante o lockdown mostra a força que esse seguimento tem junto ao Governo do Estado.

Acompanhado – Bolsonaro marcou presença neste domingo (16), em mais uma manifestação realizada por seus apoiadores. O ato aconteceu em frente ao Palácio do Planalto e contou com a presença dos seus principais ministros, que fizeram questão de acompanhar o presidente durante todo o momento.

Polêmica – A cloroquina defendida por Bolsonaro para o tratamento do novo coronavírus continua dividindo opiniões. Enquanto apoiadores do presidente defendem com unhas e dentes o uso do remédio, a medicação acabou sendo um dos motivos da queda de dois ministros da Saúde, tendo o último nem durado um mês no cargo.

Solidariedade – Sem condições de realizar as atividades festivas tradicionais, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) resolveu comemorar o aniversário de Caruaru de uma maneira diferente. Alimentos e produtos de higiene estão sendo arrecadados na sede do Palácio Jaime Nejaim para ser distribuído entre os mais necessitados que estão sendo afetados pela Covid-19.

Parabéns – Em meio à pandemia do novo coronavírus, a cidade de Caruaru, mais conhecida como Capital do Agreste completa hoje 163 anos. O cenário atual não combina nada com a sua fama de potência econômica, responsável por atrair milhares de comparadores para uma das maiores feiras ao ar livre do país. Isso vai passar e em breve tudo voltará ao normal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO