Hospital Manoel Afonso registra centésima cura por Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de junho de 2020 às 09h15min
Foto: Divulgação/K9

O Hospital Municipal Manoel Afonso passou por uma série de reformas e ajustes para atender os pacientes com Covid-19, em Caruaru. A unidade tem funcionado como apoio na retaguarda dos casos, atendendo exclusivamente para o tratamento da doença e casos suspeitos. No total, são 63 leitos, mais cinco na sala vermelha. Para o mês de julho, a unidade hospitalar vai ganhar mais 10 leitos de UTI.

Até o momento, o HMMA já recebeu 240 pacientes internados na unidade, com 149 altas, sendo dessas, 100 de pacientes da Covid-19. Com a instalação dos leitos de UTI, a unidade vai reforçar ainda mais o trabalho de combate na cidade. “Há 10 anos a nossa cidade não conta com unidades de terapia intensiva. Conseguimos montar e assim garantir mais assistência para população”, destacou o secretário de Saúde, Francisco Santos. Com o reforço dos novos leitos, o hospital passará a contar com 73 leitos de recuperação, além de mais cinco da sala vermelha para estabilização, e 33 ventiladores pulmonares.

Além do atendimento exclusivo para pacientes positivos para a Covid-19, o HMMA, que o ano passado passou por reforma, conta com laboratório de análises clínicas 24h; e serviços de raio x, com aparelhos portáteis. Para o enfrentamento da pandemia, a unidade também reforçou no trabalho com o tratamento de fisioterapia respiratória, sem contar que toda equipe está com todos os EPIs adequados.

Há pouco mais do marco de 100 dias de combate ao novo coronavírus no município, o Hospital Municipal Manoel Afonso registrou, nesta segunda-feira (29), a sua centésima alta de paciente curado de Covid-19. José Rosildo da Silva, 65 anos, ficou internado na unidade hospitalar por 7 dias e hoje pode voltar para casa com o sorriso estampado nos lábios depois de cravar uma vitória com a doença.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO