O tempo de Túlio Gadêlha

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Coluna da segunda-feira

Após Túlio Gadêlha (PDT) ter esquecido a ideia de disputar a Prefeitura do Recife este ano, a pré-candidatura do pedetista voltou a ganhar força nos últimos dias. O parlamentar passou a última semana mergulhado em articulações. Ele esteve reunido com pré-candidatos a vereador e outros possíveis apoiadores do seu nome.

A novela tem se arrastado desde o ano passado, tudo isso a contragosto do presidente estadual e líder do PDT na Câmara, Wolney Queiroz, que não concorda com esse projeto e defende com unhas e dentes a permanência do partido na Frente Popular. A estratégia nacional de fortalecer o palanque de Ciro Gomes para 2022 no estado, também pesa para o PDT. O presidenciável, inclusive, já está em campanha.

Apesar de o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ter colocado a decisão nas mãos do próprio Túlio, é provável que o incentivo seja para valorizar o passe e mais adiante negociar um espaço na chapa do PSB, que tem João Campos à frente. A expectativa é de que ainda esta semana uma posição mais clara seja apresentada.

Aliados garantem que Túlio estará na corrida pela Prefeitura do Recife este ano, e caso a direção nacional do PDT realmente aposte neste plano, será mais um a dividir os votos da esquerda. A disputa pela prefeitura deve manter o nome do parlamentar em evidência para buscar sua reeleição. Caso seja candidato, ele também será um bom cabo eleitoral para tentar eleger vereadores do seu partido, já que não existe mais coligação proporcional.

Gesto – Ainda em fevereiro deste ano, Carlos Lupi esteve no Recife para empossar Túlio Gadêlha na presidência municipal do PDT. No meio político, o aceno foi visto como um sinal verde para o deputado disputar a Prefeitura do Recife.

Apareceu – Em um vídeo divulgado ontem (26), o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) quebrou o silêncio após as operações da PF sobre supostas irregularidades nas compras de material hospitalar. O gestor resolveu se pronunciar após conversas com auxiliares que temem um desgaste na imagem de João Campos, pré-candidato do PSB à Prefeitura do Recife.

Segurança – Na semana passada, a Alepe criou a Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social, uma reivindicação antiga que saiu do papel devido à articulação do deputado estadual Delegado Lessa (PP) com a Mesa Diretora e a bancada de segurança. Também começou a reestruturação da Delegacia da Mulher em Caruaru, com liberação de emendas parlamentares de Lessa e diálogo com o Poder Judiciário e o Ministério Público para conseguir esse novo espaço.

Descuido – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) está em campanha para que o governo federal retome a gestão da BR-232, no trecho entre Recife e São Caitano. Segundo o parlamentar, mais de 48 mil veículos trafegam pela estrada diariamente. Buracos e falta de sinalização são os maiores problemas da via.

Mudança – A partir de hoje (27), as colunas assinadas por este blogueiro, que eram publicadas uma vez na semana, passarão a ser de segunda a sábado, sempre às 0h. Neste espaço vamos trazer a opinião e os fatos sobre os bastidores que movimentam a política em Caruaru, no Estado e no País.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO