Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Evane Manço

O grande derrotado das eleições

O deputado estadual José Queiroz (PDT) segurou até o último dia para anunciar o que até as paredes do Palácio Jaime Nejaim já sabiam: ele não será candidato. Desde o início, o pedetista tentou, a todo o momento, buscar uma aliança, mas desde que atendesse aos seus interesses. 

O fato é que Queiroz nunca buscou dialogar e construir uma saída para o campo progressista da cidade com as lideranças locais, mas sempre através de caciques a níveis estadual e nacional, subestimando a capacidade das pessoas de pensar e fazer política. 

Vaidoso que é, Queiroz fez questão de anunciar, durante sessão virtual da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma chapa entre o empresário Tonynho Rodrigues (MDB) e a jornalista Carol Miranda (PSB), que logo em seguida foi contestada. A revelação criou um verdadeiro mal-estar, já que o anúncio não partiu de Tony Gel (MDB), pai do suposto candidato a prefeito, que também participava da reunião. 

Se a chapa realmente já era dada como certa nas reuniões que adentraram a madrugada, nunca saberemos, mas a declaração precoce de Queiroz pode ter causado a desistência por parte dos emedebistas. 

O ato impensado causou um verdadeiro efeito dominó nas convenções marcadas para ontem e o partido do parlamentar foi um dos principais prejudicados. Durante todo o dia, membros do PDT tiveram que conter os ânimos dos pré-candidatos a vereador, que até então não sabiam do destino do partido. Já Marcelo Gomes (PSB) teve que correr contra o tempo para tentar definir os caminhos do PSB em Caruaru.

Com todo o disse-me-disse envolvendo Zé Queiroz, que já comandou Caruaru por quatro vezes e jurava de pé junto que ganharia no 1º turno, ele vai saindo ainda menor dessa situação, e pior de tudo, depois de ser desmentido por gregos e troianos, ele deve ser “eleito” como o grande derrotado de uma eleição que mal iniciou.

Ameaça – Caso o PDT saia ainda mais enfraquecido do pleito municipal deste ano, o efeito pode causar reflexos em 2022, prejudicando a reeleição do deputado federal Wolney Queiroz, que sempre foi prioridade para o seu pai, o deputado estadual José Queiroz. Alguns arriscam a dizer que pode ser o fim de um clã político.

Mudando de posição – No início da manhã de ontem, a jornalista Carol Miranda (PSB) era noticiada como pré-candidata a vice em uma chapa com Tonynho Rodrigues (MDB), mas acabou finalizando o dia oficializada como candidata a vereadora.

Puro sangue – A chapa encabeçada pelo ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) vai ter como vice a deputada estadual Priscila Krause (DEM). A coligação é formada também pelo PSDB, PTB e PL, mas os democratas escolheram uma composição ‘puro sangue’.

Surpresa – Desde o início do dia de ontem, o nome do ex-vice-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Leonardo Salazar (Cidadania), vinha sendo ventilado pela imprensa do estado para ocupar a vaga de vice em uma chapa com a delegada Patrícia Domingos (Podemos). A composição foi oficializada durante a convenção conjunta das duas siglas.

Marca registrada – Leonardo Salazar (Cidadania) é produtor cultural e ligado ao deputado federal Daniel Coelho (Cidadania). Ele teve uma boa participação na Prefeitura de Caruaru, que ainda hoje é elogiada pelos diversos setores culturais do município.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO