Após atrasos, Prefeitura do Recife inaugura novo Geraldão

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de setembro de 2020 às 20h30min
Foto: Andréa Rêgo Barros

Um dos principais símbolos da vida esportiva e cultural do Recife está novamente à disposição da população. Nesta quinta (24), o prefeito Geraldo Julio (PSB) fez a entrega do novo Geraldão, após uma grande intervenção, a primeira desde sua inauguração em 1970, que colocou o Geraldão no patamar dos mais modernos complexos multiuso do mundo.  O Geraldão está de portas abertas, com capacidade para receber grandes eventos esportivos, de entretenimento e corporativos, além de cumprir um importante papel social na cidade, oferecendo diversos tipos de atividades esportivas gratuitas.

E a programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, para marcar o retorno do Geraldão à rotina do Recife inclui jogos-treino de futsal, handebol, vôlei e basquete, da sexta (25) à segunda (28), sem público e seguindo todos os protocolos sanitários. Os jogos-treino envolverão atletas federados de equipes indicadas pelas respectivas federações, incluindo os paralímpicos. No dia 5 de outubro, a partir das 7h, serão gradualmente retomadas as atividades esportivas gratuitas oferecidas à população, inicialmente com cerca de 350 alunos de Natação, Karatê, Dança Popular e Pilates, nas categorias Juvenil e Adulto. 

O novo complexo multiuso tem placar eletrônico com quatro faces; quadra poliesportiva de 20×40 metros, totalmente adaptada aos novos padrões internacionais; duas rampas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; coberta termoacústica; sistemas de climatização e sonorização. Além da recuperação estrutural completa, o equipamento ganhou novas instalações hidrossanitárias, estação de tratamento de esgoto, bilheteria, guaritas, cadeiras em todos os anéis, pisos, esquadrias e luminárias renovadas. 

O equipamento tem mais de 20 mil m2 de área construída, sistema de som com 42 caixas e mesa digital de 32 canais, 3 auditórios, salas para dança, artes marciais e palestras, duas piscinas, 3 quadras fora do ginásio e ampla área externa, com estacionamento de 8 mil m2. O ginásio poliesportivo pode receber quase 10 mil pessoas e ganhou 8 camarotes, 12 bares, tribuna de honra e tribuna de imprensa.

As três quadras poliesportivas externas também passaram por reforma e ganharam um espaço para esportes de areia. Concluída há cerca de três anos, a requalificação do parque aquático equipou o complexo com uma nova piscina semiolímpica de 25 x 12 metros, além da recuperação total de uma outra, já existente, de 15 x 6 metros. Ambas já vinham sendo usadas pela população para atividades de natação e hidroginástica.

No Geraldão, a população voltará a ter acesso, gradualmente, a aulas de Judô, Luta Olímpica, Dança de Salão, Badminton, Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Ginástica Aeróbica, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Haverá também uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec), espaço pedagógico criado para proporcionar inclusão digital à comunidade e aos estudantes da Rede de Ensino do Recife.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO