Marília com um pé no 2º turno
Candidata a prefeita do Recife pelo Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Marília Arraes foi a que mais cresceu na pesquisa Datafolha divulgada ontem (05), e aos poucos vai carimbando o seu passaporte para o 2º turno. A briga entre a Delegada Patrícia (Podemos) e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), acabou beneficiando a petista, que sabidamente não entrou nesse jogo.
No início, Marília foi acusada de não levantar a bandeira lulista na sua campanha. Faltando apenas nove dias para a eleição, o crescimento se deve a uma série de fatores, mas o principal deles, com certeza, foi investir fortemente nas imagens do ex-presidente Lula e do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes. Outro elemento é a polarização com o PSB, onde a candidata tem acertado no tom das críticas ao governo Geraldo Julio e nas contradições políticas dos socialistas, como o apoio, em 2014, ao ex-candidato a presidente Aécio Neves (PSDB).
A avaliação era de que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) de proibir atos de campanha nas ruas seria um prejuízo para Marília, mas ela conseguiu adequar sua agenda e de forma estratégica se manteve presente nas comunidades recifenses, enquanto seu principal adversário, João Campos (PSB), estagnou na pesquisa. Ela é o nome que mais tem apresentado potencial de crescimento e se continuar nesse ritmo, chegará muito forte na próxima etapa da disputa.
Altos e baixos – O PT governou o Recife por 12 anos, com os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa. Os recifenses ainda vivem os avanços sociais conquistados na época. Porém, um período traumático no processo eleitoral de 2012 também deixou marcas no partido. As diferenças internas na maioria das vezes acaba servindo apenas aos adversários, que se aproveitam dessas fragilidades.
Desempenho – O Datafolha também trouxe que João Campos protagoniza o pior desempenho do PSB em eleições municipais na capital pernambucana. Mesmo assim, o candidato lidera todas as pesquisas isolado. Sua rejeição ainda é alta e isso pode ser um fator negativo no 2º turno.
Queda livre – Após repercussão negativa sobre postagens antigas da Delegada Patrícia (Podemos), sua popularidade despencou entre os recifenses. Sua rejeição mais que dobrou, e segundo o Datafolha chegou aos 35%. Dificilmente a candidata vai conseguir se recuperar nessa reta final da eleição.
Inovação – Se adaptando às novas regras estabelecidas pelo TRE-PE, o candidato a prefeito de Caruaru Marcelo Gomes (PSB) vai realizar hoje, o primeiro comício virtual dessa eleição. O socialista é um dos que mais defende um formato de campanha que cumpra os protocolos de segurança, devido à Covid-19.
Testes – Durante avaliação do cenário epidemiológico em Pernambuco, realizado em coletiva de imprensa on-line nesta quinta-feira (05), o Governo do Estado anunciou a abertura de mais um centro de testagem da Covid-19 no modelo drive-thru. O novo espaço funcionará no Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, em uma parceria com a Prefeitura do Recife.