Coluna do sábado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de novembro de 2020 às 00h00min
Foto: Guga Matos

Mendonça segue confiante no voto útil 

Atrás de João Campos (PSB) e de Marília Arraes (PT) nas pesquisas, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) é o candidato da direita com mais chances de chegar ao 2º turno no Recife. Ele pode ser beneficiado pelo voto útil dos eleitores que buscam uma alternativa para encerrar um ciclo de 20 anos entre PSB e PT na capital pernambucana. 

Outro fato que tem favorecido o democrata é o desgaste de Patrícia Domingos (Podemos), após os resgate de declarações preconceituosas contra os recifenses. O fato fez a delegada liderar a rejeição na corrida eleitoral e naturalmente transferir os seus votos para Mendonça, que voltou a sonhar com a possibilidade de um dia, finalmente, ser prefeito do Recife.

Faltando apenas um dia para definir os nomes que passarão para a próxima fase da eleição, dificilmente o cenário será alterado, e petistas e socialistas devem protagonizar mais uma vez a disputa, repetindo o ano de 2016. Já Mendonça, deve mais uma vez amargar a derrota em um pleito majoritário. 

Presente de grego – Mendonça a todo instante tentou ser o candidato de Bolsonaro em Pernambuco. No período pré-eleitoral ele chegou a realizar agendas com alguns ministros para debater projetos para o Recife. Ele recebeu o apoio do líder do governo no Senado, mas mesmo assim o presidente aderiu ao palanque de Patrícia Domingos (Podemos), que com o gesto, só cai.

Posse – Durante quase uma hora de conversa, o ex-presidente Lula demonstrou toda a sua confiança em Marília, que é a candidata do PT à Prefeitura do Recife. Ele assumiu o compromisso de ir a posse da petista, caso ela vença o pleito municipal na capital pernambucana.

Anúncio – O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou o investimento de R$ 12 milhões do Grupo Pajeú, na operação de um supermercado do tipo atacarejo no município de Belo Jardim. A operação terá início em maio de 2021, gerando 100 novos empregos diretos. O anúncio foi feito no Palácio do Campo das Princesas, onde o gestor estadual recebeu os executivos do grupo, juntamente com o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.

Homenagem – A Rádio Cultura dos Palmares, tradicional no município da Mata Sul pernambucana, está completando 39 anos neste sábado, dia 14 de novembro. O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que é natural do município, fez questão de homenagear o veículo por meio de nota. Atualmente, a emissora conta com uma programação extensa, 24h no ar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO