Coluna da terça-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de novembro de 2020 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Raquel Lyra se firma enquanto liderança política estadual

Com a expressiva votação obtida no último domingo (15), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) vai se firmando como uma das principais lideranças políticas do estado. Em uma eleição repleta de dúvidas por conta da pandemia, a tucana manteve sua estratégia do início ao fim do pleito. Mesmo não indo aos debates, o eleitor caruaruense confiou 114.446 votos à atual gestora, que se tornou a mais votada na história do município. 

Mesmo com Marcelo Gomes (PSB) contando com o apoio de dois ex-prefeitos, Raquel manteve uma larga distância do socialista e seguiu a tendência do que já vinha apontando as pesquisas dos dois institutos que realizaram esse trabalho na cidade. Dos 23 vereadores eleitos, 14 fazem parte da base governista e a tendência é que aumente, já que muitos desses parlamentares não possuem uma linha ideológica bem definida.

Antes mesmo de iniciar o segundo governo, Raquel Lyra já vem sendo cogitada para liderar o projeto da oposição em Pernambuco, nas próximas eleições, ou disputar uma vaga no Senado. É necessário saber também se Raquel tem a disposição de quebrar novos paradigmas no próximo pleito. Com a fadiga dos nomes que estão sendo rejeitados nas urnas nas últimas eleições, a especulação naturalmente deve aumentar nos próximos meses.

Movimentações – Sobrinho da vereadora mais votada de Caruaru nesta eleição, o forrozeiro Armandinho do Acordeon gravou um vídeo ao lado de Perpétua Dantas (PSDB), já fazendo referência ao pleito de 2022, dando a entender que ela será candidata a deputada. Outro fato a ser observado é o posicionamento de Perpétua em relação a nova Mesa Diretora que será escolhida no dia 1º de janeiro.

Crescimento – Sem dúvida uma das pautas que será destaque na Câmara de Caruaru é a animal. O tema ganhou visibilidade com o vereador Fagner Fernandes (PDT) e agora será ampliado por Anderson Correia (PP), que foi eleito com um apoio massivo de protetores.

Orientação – Apesar do Delegado Lessa (PP) ter se reunido ontem (16) com quatro dos cinco vereadores eleitos da sua coligação, para conversar sobre estratégias na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, dificilmente esses nomes irão permanecer na oposição. O café do governo municipal é bem mais quente do que o do deputado. 

Recado – O fato da Câmara de Caruaru não ter nenhum representante dos partidos de esquerda a partir da próxima legislatura, é um duro recado aos grupos políticos da cidade. A divisão de votos acabou entregando de bandeja as vagas para candidatos conservadores.  

Juventude – Eleita no último domingo (15) na cidade de Camutanga-PE, Talita Fonseca será a prefeita mais jovem de Pernambuco. Ela tem 23 anos e vai comandar uma cidade com apenas 8 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Talita recebeu 3.614 votos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO