Na última quinta-feira (14), a vereadora do Recife Dani Portela (PSOL) protocolou um pedido de reunião urgente com o secretário municipal de Educação Fred Amâncio. De acordo com a parlamentar, ela tem recebido constantes denúncias sobre problemas relacionados a matrículas, entre outras questões.
Em nota, o secretário responsável pela pasta, Fred Amâncio, garantiu que agendará a reunião com Dani Portela, mas de antemão respondeu as inquietações levantadas pela vereadora. Confira:
“A Secretaria de Educação do Recife informa que recebeu a solicitação de Dani Portela, e que agendará a reunião com a vereadora. Sobre as matrículas, a pasta esclarece que iniciou o processo para o ano letivo 2021 na última terça-feira (12) e que o processo segue até o dia 26 de janeiro e está funcionando normalmente. A pasta destaca também que o processo ocorre pela internet. Com relação às opções de escolas, o órgão esclarece que o sistema permite que os pais ou responsável escolham a unidade de ensino mais próxima do estudante, mediante disponibilidade de vagas. Caso não haja disponibilidade, podem ser selecionadas outras unidades.
A Secretaria diz ainda que a Rede Municipal já vem trabalhando para dar garantia ao cumprimento dos protocolos sanitários, embora a retomada das aulas presenciais da educação infantil e ensino fundamental da rede pública ainda não tenham data definida, pois ainda não foi autorizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.
Sobre as escolas bilíngues, a Secretaria de Educação do Recife informa que não procede a informação de que não teria disponibilizado a lista com as unidades de ensino que serão bilíngues, a mesma encontra-se na página inicial do site Matrícula Online. O órgão reforça também que todas as unidades de ensino da Rede Municipal estão preparadas para receber estudantes com qualquer tipo de deficiência.”