Coluna do sábado
Após um longo período atuando de forma discreta, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entrou literalmente em campo e não tem medido esforços para contribuir com a gestão do seu aliado, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP). Em menos de um mês, diversas agendas em busca de investimentos já foram realizadas em Recife e Brasília. A mais recente, na Secretaria de Políticas para Criança e Juventude de Pernambuco, onde projetos para a cidade do Agreste foram discutidos.
Essa mesma disposição do parlamentar não era vista pelos santa-cruzenses no governo anterior, liderado pelo seu adversário e ex-prefeito Edson Vieira (PSDB). Moraes chegou a se lançar como pré-candidato, mas diante dos percalços encontrados no meio do caminho, acabou indicando um vice do seu partido na chapa vencedora. A movimentação de Diogo tem uma finalidade: ganhar capilaridade para buscar sua reeleição no pleito do próximo ano, já que em 2018 o deputado diminuiu a votação em mais de 6 mil sufrágios na sua principal base eleitoral, se comparando a eleição de 2014.
Diogo Moraes tem ao seu favor a máquina do Governo do Estado, que vai precisar trabalhar bastante para reverter a baixa popularidade na Capital da Moda. A tendência é de que o deputado estadual, que vai em busca do quarto mandato, faça uma dobradinha com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), recebendo o apoio incondicional do novo gestor que fará de tudo para retribuir à altura a parceria política com os dois parlamentares no município.
Prioridade – Em conversa com a coluna, o deputado federal e presidente do PP em Pernambuco, Eduardo da Fonte, revelou que a prioridade do partido é emplacar o deputado estadual Erick Lessa na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Governo do Estado. Caso as negociações avancem, a legenda se fortalece ainda mais no governo Paulo Câmara (PSB).
Silêncio – Lessa foi procurado para comentar sobre a possibilidade de assumir essa nova missão, mas até o fechamento dessa coluna não respondeu aos questionamentos. O novo espaço pode projetar o nome do delegado e contribuir para sua reeleição, já que saiu bastante enfraquecido do último pleito municipal, perdendo por uma grande diferença de votos para a prefeita Raquel Lyra (PSDB).
Agradecimento – O governador Paulo Câmara (PSB) usou as redes sociais para agradecer o trabalho de Dilson Peixoto à frente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário nos últimos dois anos. O posto será ocupado pelo deputado licenciado Claudiano Martins (PP), que tomará posse na próxima segunda-feira (1º). Devido à pandemia, não haverá cerimônia.
Resposta – Diante das cobranças que tem recebido sobre uma possível articulação para que os parlamentares do PSB votem em Arthur Lira (PP), João Campos resolveu se pronunciar em uma rede social. “Na condição de prefeito da cidade do Recife, não participo da eleição para presidente da Câmara e nem interfiro no voto de ninguém”, disse. A justificativa do prefeito do Recife não convenceu a ninguém.
Cravou – com tantas especulações envolvendo a eleição que elegerá o novo presidente da Câmara na próxima segunda-feira (1º), Rodrigo Maia (DEM) tentou aplicar una injeção de ânimo nos aliados, afirmando que Baleia Rossi (MDB) será o seu sucessor na Casa. De acordo com deputados ligados a Arthur Lira (PP), a situação não é bem assim.