O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), anunciou nesta segunda-feira (22), o pagamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) 2020, aos servidores do município. O valor soma mais de R$ 700 mil reais e estará disponível nesta quarta-feira (24).
O anúncio ocorreu durante o encontro com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Cabo de Santo Agostinho, no Centro Administrativo Municipal (CAM1) – Torrinha. Ao todo, serão contemplados 478 profissionais da Atenção Básica que atuam nas 45 Unidades de Saúde da Família do município. O repasse corresponde ao pagamento do incentivo financeiro de 2020 disponibilizado pelo governo federal.
De acordo com Keko, o benefício é relativo ao ciclo 2019/2020. “A antiga gestão havia deixado de repassar essa verba. Hoje estou destinando os recursos aos profissionais que cumpriram os indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde”, ressaltou o gestor.
O programa foi lançado em 2011 e eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que melhoram o padrão de qualidade no atendimento, por meio de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.