Os profissionais da segurança pública que atuam em Pernambuco começaram a ser imunizados contra a Covid-19, nesta terça-feira (06), em ato simbólico realizado no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, no Recife. Neste primeiro momento, serão vacinados 1.692 servidores das forças vinculadas à SDS e outros 808 trabalhadores de órgãos federais, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas. No evento, um servidor de cada operativa foi imunizado.
Nesta fase, serão vacinados com a primeira dose apenas os profissionais empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública. Serão aplicadas vacinas em 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e em 155 bombeiros militares.
Genildo Ferreira, de 53 anos, é 2º Sargento da Polícia Militar no 18º Batalhão, no Cabo de Santo Agostinho e tomou a primeira dose hoje. Segundo ele, é uma honra ser um dos primeiros policiais imunizados no combate à Covid-19. “O dia a dia com esse vírus se torna difícil, porque uma pequena parte das pessoas ainda não segue o regulamento para se proteger. É uma simples máscara, mas o pessoal insiste em não obedecer. Com certeza, quem está na rua, como nós, tem receio de pegar. Mas, com a imunização, o efetivo da Polícia Militar vai conseguir trabalhar com mais tranquilidade para servir à população”, declarou.
Também foram vacinados Mauro Sérgio Cabral de Mendonça, comissário da polícia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); Adilson Luiz de França, 3º Sargento do Grupamento de Bombeiros de Salvamento, com especialidade em resgate com cães; Victor Cezar Lucena Tavares de Sá Leitão, que atua no Grupo Especializado em Perícias de Homicídios (GEPH); Carlo Marcus Correia, da Delegacia de Proteção ao Patrimônio da Polícia Federal; além do Policial Rodoviário Federal Marcus Vinícius Carnaúba Feitosa.