Cenário Político: Augusto Coutinho é opção para o Senado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Jeremias Alves

Coluna da quinta-feira

Presidente do Solidariedade em Pernambuco, o deputado Augusto Coutinho é um dos nomes cotados para ocupar a concorrida vaga na chapa da Frente Popular para o Senado. Com a experiência de já ter ocupado mandatos na Câmara do Recife e na Alepe, o parlamentar está em Brasília desde 2010, quando foi eleito federal pela primeira vez.

Apesar da ligação familiar com Mendonça Filho (DEM), o deputado que por muitos anos foi filiado ao Democratas, aos poucos foi conquistando seu espaço junto aos atuais aliados. O maior gesto de Coutinho com o PSB aconteceu durante a eleição do ano passado, quando ele manteve o apoio do seu partido a João Campos (PSB) , mesmo não existindo a reciprocidade em Olinda, principal reduto eleitoral do parlamentar. 

Além de Augusto Coutinho, os deputados André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos) e Wolney Queiroz (PDT) também são fortes concorrentes para ocupar o espaço, todos políticos com credenciais para assumir a missão. A disputa à parte pela posição será um atrativo a mais no período pré-eleitoral, que deve esquentar de acordo com o avanço da imunização dos pernambucanos.

Retribuição – Na montagem do secretariado de João Campos (PSB), o Solidariedade foi contemplado na Secretaria de Esportes do Recife, com o vereador Rodrigo Coutinho, filho do deputado Augusto Coutinho. O espaço pode ser uma vitrine para o jovem disputar uma vaga na Alepe, no próximo ano.

Avanço – O Recife alcançou mais uma posição de destaque e se tornou a cidade com o maior percentual de imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid no Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes. Até o momento, segundo os dados compilados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), 79.172 pessoas receberam a segunda dose na cidade – o que corresponde a quase 5% da população do Recife. 

Dobradinha – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tem realizado um forte trabalho junto ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP). Ontem (07), a dupla se reuniu com membros da Secretaria Estadual de Saúde em busca de ampliar os serviços na cidade do Agreste.  

Socorro – Foi aprovado ontem (07), na Câmara, o substitutivo do Senado Federal para o PL 5638/20, que permite medidas emergenciais ao setor de eventos em razão da pandemia. A proposta que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos tem coautoria do deputado federal André de Paula (PSD). 

Empenhado – Médico e ex-ministro da Saúde do governo Lula, o senador Humberto Costa (PT) criticou duramente o Projeto de Lei nº 948/2021, que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas privadas, aprovado na última terça-feira (06) pela Câmara dos Deputados. O parlamentar chamou a proposta de “excludente e equivocada” e disse que, numa grande articulação, espera derrubá-la no Senado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO