Cenário Político: Alessandra Vieira adota fogo amigo no PSDB

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Daniel Bruno

Coluna da quinta-feira

Cumprindo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Alessandra Vieira foi eleita em 2018 pelo PSDB, sigla que também presidiu estadualmente até pouco tempo. Recentemente ela passou o bastão para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), de maneira um pouco atropelada, podemos dizer. Apesar da parlamentar negar o desconforto pelo movimento que antecipou sua saída, ele existe. 

Em entrevista concedida durante a semana, a deputada resolveu dar uma apimentada na disputa silenciosa que tem acontecido no campo da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). “Vejo com muito bons olhos a movimentação do prefeito Miguel Coelho”, disse. A fala foi enxergada nos bastidores como um aceno ao emedebista, mesmo com o PSDB possuindo um nome cotado para o Palácio.

Alessandra possui uma forte ligação com a família Coelho, tanto que fez uma dobradinha com o deputado federal Fernando Filho (DEM), dando a ele 6.412 votos em Santa Cruz do Capibaribe. Existe a possibilidade da parlamentar santa-cruzense desembarcar do PSDB e aderir de vez ao projeto de Miguel. O gesto que acabou repercutindo foi entendido nos bastidores como uma nítida declaração de apoio ao gestor sertanejo.

Articulação – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), fez uma visita institucional à superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, Ana Paula Matos. Na reunião foi colocada em pauta a troca de experiências e realização de parcerias, abordando ampliação do apoio à agricultura familiar através de linhas de financiamento, e a reabertura do atendimento operacional do banco em municípios de pequeno porte no interior do estado.

Pleito – Acompanhado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Martins, participou de reunião em Brasília, nesta quarta-feira (14), com o ministro da Cidadania, João Roma Neto. Entre os assuntos debatidos, o aumento do quantitativo de distribuição do programa Leite de Todos, que é executado pela secretaria e que abrange 183 municípios pernambucanos.

Marim dos Caetés – O deputado federal Augusto Coutinho (SD) articulou uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, nesta quarta-feira (14), para dar celeridade a três projetos prioritários da Prefeitura de Olinda. Eles foram recebidos no ministério pelo secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes Queiroz; pelo secretário de Habitação, Alfredo Santos; e pelo secretário de Saneamento, Pedro Maranhão.

Campanha – Preocupado com falhas no Plano Nacional de Imunização, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT), solicitou à Defensoria Pública da União (DPU) e à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público (PFDC – MPF) que determinem ao Governo Federal a realização de campanhas publicitárias para incentivar e alertar a população sobre a importância da vacinação, e de tomar as duas doses dos imunizantes.

Pesquisa – De acordo com pesquisa realizada pelo PoderData, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 18 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (sem partido) num eventual 2º turno na disputa pelo Palácio do Planalto. O petista teria 52% contra 34% do atual presidente.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO