Cenário Político: nasce bloco dos insatisfeitos com Geraldo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Aluísio Moreira

Coluna da sexta-feira

O movimento iniciado pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) em lançar o chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, José Neto, para disputar o Palácio do Campo das Princesas só tem um objetivo: desgastar a imagem do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, principal nome dentro do PSB para tentar suceder o governador Paulo Câmara (PSB) no próximo ano.

O deputado estadual Romero Albuquerque, e a vereadora do Recife, Andreza Romero, ambos do PP, adotaram o mesmo caminho de Oliveira e também defenderam o homem forte da gestão socialista para representar a Frente Popular. Caso os rebeldes não sejam contidos a tempo, novas adesões podem ocorrer e a articulação para alavancar o projeto liderado por Geraldo pode já iniciar dividido.

Habilidoso, José Neto é o responsável pela articulação política do governo e é respeitado por aliados e adversários do Palácio. Ele também é sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco, com quem atuou na linha de frente do gabinete junto a Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM). Dificilmente a ideia deve ganhar grandes proporções, tendo em vista que a tática para fortalecer Geraldo Julio já está em curso.

Financiamento – Geraldo Júlio esteve nesta quinta-feira (15), ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), no lançamento do 4º chamamento público do Programa Força Local. A iniciativa direciona investimentos para impulsionar o crescimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e outros segmentos econômicos de relevância para os municípios. A edição contará com até 38 projetos e mais de R$ 5 milhões investidos.

Projeto – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, solicitou ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apoio do governo federal para desenvolver um projeto de atividades permanentes no Parque de Exposição do Cordeiro. Entre as propostas apresentadas, o grupo sugeriu que o espaço esteja sempre em funcionamento com atividades pecuárias e de tecnologias rurais.

Segurança – O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que propõe testes para a Covid-19 e quarentena obrigatoria para quem chegar ao Brasil, inclusive aqueles que apresentarem comprovante de vacinação do exterior. O objetivo da proposta, que, por esta razão, altera a Lei de Migração, é aumentar a segurança sanitária e reduzir a disseminação do vírus no País.

Em alta – Três gestores pernambucanos foram eleitos para fazer parte da Frente Nacional de Prefeitos. Na ocasião, João Campos (PSB) tomou posse como vice-presidente de Mudanças Climáticas da diretoria-executiva da FNP. Já Miguel Coelho (MDB) ficou responsável pela secretaria-geral e Raquel Lyra na vice-presidência do g100.

Blindado – A Polícia Federal confirmou, a troca do superintendente da corporação no Amazonas. O delegado Alexandre Saraiva deixará o cargo, que passará a ser ocupado pelo delegado Leandro Almada. A mudança foi anunciada um dia após Saraiva ter apresentado notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO