Cenário Político: PSDB vai buscar se consolidar como 3ª via

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta

Responsável por protagonizar a política no país por quase uma década, quando esteve à frente da Presidência da República com Fernando Henrique Cardoso, o PSDB disputará as eleições de 2022 numa conjuntura bem diferente de outros tempos. Em 2018 o partido disputou o comando do Planalto com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quando obteve um resultado muito abaixo do esperado, alcançando apenas 4,76% dos votos válidos.

A sigla tucana definiu nesta terça (15) as regras para as prévias que irão escolher o candidato do partido à presidência. Dispontam como favoritos o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o governador de São Paulo, João Doria. Corre por fora o senador cearense Tasso Jereissati. Os candidatos farão suas inscrições em 20/09. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Na intenção de fugir da polarização e radicalização que se desenha entre Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido), o PSDB se apresenta como 3° via. Para que isso aconteça, será necessário também fortalecer os palanques nos estados e é aí que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, pode entrar no jogo, representando a legenda na disputa pelo Governo de Pernambuco. Com o regulamento já estabelecido, os nomes postos devem travar uma dura disputa interna para só depois o escolhido rodar o Brasil se apresentando como alternativa de Poder.

Aposta – A jogada de João Doria (PSDB) para tentar cair na graça do eleitor é a vacina do Butantan, mas parece que a tática ainda não deu certo. Nas últimas pesquisas em que seu nome foi apresentado, o tucano não conseguiu atingir dois dígitos e segue patinando nas sondagens.

Lembrança – Durante sua passagem por Recife, o deputado federal Marcelo Freixo fez uma visita à sede estadual do PSB, seu futuro partido. Ele foi presenteado por Sileno Guedes com uma gola de Maracatu, confeccionada pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata.

Celebração – Nesta quinta-feira (17), o Ministério Público de Pernambuco comemora seus 130 anos de existência. Para marcar o evento, o parquet pernambucano realizará solenidade para marcar a data. Como parte da comemoração, o MPPE fará a entrega da placa com o selo dos 130 anos da instituição as autoridades presentes.

Disputa – Inicia nesta quarta (16), a eleição que vai definir a presidência e direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. Três chapas disputam o comando por um dos principais instrumentos de luta dos professores no estado. Recentemente, membros do Sintepe fizeram uma grande mobilização para que esses profissionais fossem vacinados contra a Covid-19.

Desenvolvimento – Em reunião ocorrida nesta terça (15), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), no Recife, representantes da gestão municipal de Arcoverde alinharam detalhes envolvendo a preparação do Distrito Industrial, para o recebimento de empresas e indústrias. A intenção é de gerar novos empregos nestes segmentos para a cidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO