Cenário Político: Perpétua ensaia candidatura a estadual

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Diego Figueiredo

Coluna da quinta

Ainda em julho de 2019, esta coluna cantou a pedra de que a professora Perpétua Dantas, à época sem filiação partidária, poderia concorrer a um mandato na Câmara de Caruaru em 2020. Não deu outra! Ela participou da disputa e ainda foi a mais votada com 3.200 votos. Além da sua atividade parlamentar com atenção para o social, a tucana também tem intermediado junto ao Executivo para solucionar problemas de infraestrutura nos bairros da cidade, o que tem contribuído para aumentar sua influência.

A carência de novas lideranças políticas na Capital do Agreste pode ser o maior incentivo para que a parlamentar planeje um voo mais alto já em 2022. Isso também seria positivo para o partido, considerando a importância da montagem de uma chapa competitiva, já que atualmente o PSDB conta apenas com a deputada Alessandra Vieira na Alepe, que ainda não sabe se vai disputar a reeleição no próximo ano.

Mesmo sem ainda ter oficializado uma pré-candidatura a deputada estadual, os movimentos de Perpétua caminham neste sentido. Mas há quem observe que isso é só questão de tempo, tendo em vista que ela já vem realizando conversas na intenção de construir esse projeto. Caso a vereadora entre mesmo na disputa e sofra um revés nas urnas, não sairá no prejuízo, já que manterá seu nome em evidência para a eleição de 2024.

Opção – Muitos dão como certo o apoio da prefeita Raquel Lyra (PSDB) ao seu marido Fernando Lucena para uma candidatura a estadual, mas caso a ideia não prospere, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) poderia surgir como alternativa. Um eventual apoio de Raquel a Perpétua seria a cereja do bolo para esse projeto decolar.

Volta às aulas – Após a prefeita Raquel Lyra (PSDB) sinalizar o retorno das aulas em Caruaru para o próximo mês, o secretário municipal de Educação, João Paulo Derocy, confirmou a perspectiva para a segunda quinzena de agosto. A retomada na capital pernambucana acontece hoje (22).

Federal – Não passou despercebido o encontro entre o senador Humberto Costa e a vereadora do Recife, Liana Cirne. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Humberto chegou a lançar Liana para a Câmara Federal. O movimento foi visto como uma provocação à deputada Marília Arraes (PT), desafeto de Costa.

Mais um – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes conquistou mais um prêmio nacional. Dessa vez a Ouvidoria recebeu da Controladoria Geral da União (CGU) a medalha de bronze pelo desempenho no atendimento às demandas geradas. O primeiro governo do prefeito Anderson Ferreira (PL) ficou marcado pela quantidade de prêmios recebidos.

PP no comando – Presidente do partido mais citado na Operação Lava Jato, o senador Ciro Nogueira (PP) vai assumir a Casa Civil do Governo Federal. O convite partiu do próprio presidente Jair Bolsonaro, que decidiu fazer mudanças nos comandos de algumas pastas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO