Cenário Politico: Lessa busca crescimento fora de Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna do sábado

Cumprindo seu primeiro mandato, desde que abandou o distintivo de delegado e resolveu entrar de vez na política, o deputado Erick Lessa (PP) tem trabalhado forte para ampliar sua votação fora de Caruaru. Nas últimas semanas, o parlamentar tem percorrido alguns municípios do Agreste, onde vem recebendo apoios de lideranças.

Integrante da bancada evangélica na Alepe, Lessa foi eleito em 2018 defendendo pautas como a segurança pública e defesa da família, mas ao longo do mandato conseguiu se inserir em outros espaços, passando a dialogar de maneira mais frequente com representantes do Polo de Confecções e com ‘toyoteiros’ que atuam no transporte alternativo da região.

O movimento de Erick Lessa em busca da reeleição é positivo, mas se desprender da sua maior base eleitoral, que é Caruaru, pode ser perigoso, considerando que é a cidade onde o parlamentar sonha um dia governar. Além de não fazer parte de nenhuma das oligarquias, Lessa já não é mais novidade na política local, o que reforça a importância de estar mais presente na Capital do Agrrste.

Prejuízo – No ano passado, a base de sustentação de Erick Lessa (PP) elegeu cinco vereadores em Caruaru, sendo dois do seu partido. A tendência é que ele não receba o apoio de nenhum desses parlamentares em 2022, reforçando a fragilidade da atuação política do deputado no município.

Dúvida – Após prestigiar a filiação de Miguel Coelho ao DEM, no mês passado, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), recebeu ontem no seu município, o deputado federal Raul Henry (MDB), que terá o seu apoio em 2022. Basta saber se o gestor da Capital do Jeans seguirá Raul no voto para governador.

Versão – O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), ainda permanece em silêncio sobre as fortes acusações feitas pelo seu opositor na última quinta-feira (14). Em uma rápida conversa com a coluna, o tucano disse apenas que isso é “pura enganação”. A expectativa para um posicionamento é grande.

Recondução – O PCdoB iniciou nesta sexta-feira (15) o seu 15º Congresso. As discussões seguem até o próximo domingo (17) e devem confirmar a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, como presidente nacional da sigla novamente. O debate sobre federação também deve ser aprofundado, já que essa é a tábua de salvação da legenda.

Reafirmação – O presidente Jair Bolsonaro, recebeu, fora da agenda, o ex-advogado-Geral da União, André Mendonça. Também esteve presente o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que durante a semana foi alvo de críticas do pastor Silas Malafaia, por supostamente ser contra Mendonça. A conversa que durou poucos minutos serviu para Bolsonaro reafirmar o apoio a André para o Supremo Tribunal Federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO