Coluna da terça
Com o retorno da união entre PSB e PT praticamente firmado, o PDT pode avançar com uma nova estratégia para não ter que desembarcar da Frente Popular, sem precisar deixar de lado o projeto de Ciro Gomes. Coube ao secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, fazer a primeira manifestação pública neste sentido.
Um dia após o encontro entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o ex-presidente Lula (PT), Alberes concedeu uma entrevista ao Diario de Pernambuco e, evidentemente, foi questionado sobre o assunto. O secretário rasgou elogios ao governo estadual e levantou a possibilidade dos pedetistas fazerem campanha para Ciro e para o candidato à sucessão de Paulo Câmara (PSB).
Por sua vez, o presidente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, ameaçou há alguns meses romper com o PSB, caso os socialistas retomem a aliança com os petistas. Mas, para não isolar seu partido no estado e buscar melhores condições de reeleição, o parlamentar deve reavaliar essa posição. Experiente, Wolney sabe que é precoce tomar qualquer decisão no momento, já que até as eleições de 2022 ainda tem muito chão pela frente.
Primeiro passo – O ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, confirmou nas suas redes sociais que se filiará ao PSDB na próxima sexta-feira (29). O ato vai contar com a presença da presidente estadual do partido e pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra. Izaías já foi deputado e ensaia disputar no próximo ano uma vaga na Alepe.
Recepção – Uma comitiva formada por empresários de Caruaru foi recebida pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta segunda-feira (25). A agenda ainda incluiu algumas visitas técnicas ao setor privado. Da capital paulista, o grupo de membros da Acic segue para Maringá-PR.
Marca – O governador João Doria (PSDB), comemorou o fato de São Paulo ter vacinado 100% da população adulta com ao menos uma dose contra a Covid-19. “Parabéns a todos os profissionais que trabalharam para garantir a chegada da vacina no braço da população”, escreveu o tucano.
Agradecimento – Através de uma rede social, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) retribuiu o convite feito pelo cacique do PL, Valdemar Costa Neto, para que o presidente da República e seus filhos ingressassem na sigla. Porém, Flávio reforçou que está aguardando a decisão de Bolsonaro sobre o futuro partidário.
Conta – Dirigentes do PL enxergam que uma filiação de Bolsonaro pode contribuir para aumentar a bancada da sigla na Câmara dos Deputados em 2022, o que significará mais recursos para o fundo partidário. Em Pernambuco, o cenário seria completamente modificado, principalmente para o Legislativo.