Em entrevista exclusiva ao Blog Cenário, o vereador Galego de Lajes (MDB) falou sobre as afirmações feitas por ele na sessão da última quinta-feira (25), da Câmara de Caruaru. O parlamentar, junto ao vereador Val Lima (PSL), questionou dados sobre a morte de pessoas negras no Brasil e também correlacionou o assassinato de LGBTQIA+ à criminalidade.
Os posicionamentos geraram protestos e notas de repúdio. A Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público de Pernambuco também se posicionaram sobre o caso. Segundo o vereador Galego, a fala teria acontecido em um momento de estresse, quando, minutos antes, comentou sobre a morte do pai dele.
“Eu sou contra, tanto com o preconceito, quanto o racismo. Até porque cor, raça e opção sexual não definem caráter de ninguém. E eu sei disso. Agora o pessoal aproveita uma fala assim para fazer um movimento, ‘tal’, porque eu discordo dos números”, disse o parlamentar.
Também entramos em contato com o vereador Val, que disse estar fora do estado. Ele optou por se posicionar apenas na Câmara, caso haja oportunidade na sessão da próxima terça (30), já que o primeiro pronunciamento também aconteceu lá.
A entrevista aconteceu na tarde deste sábado (27) e, em alguns momentos apresentou instabilidade de sinal. O áudio não contém cortes.
Confira: