Suape contempla três empresas com o selo “Amigo do Oceano – 2021”

Notícias
Publicado por Karol Matos
29 de novembro de 2021 às 15h45min
Foto: Divulgação

Lançado na Semana do Meio Ambiente, em junho deste ano, o selo “Terminal Amigo do Oceano – 2021” foi concedido pela empresa Suape, na manhã desta segunda-feira (29), a três terminais arrendatários do Porto Organizado. A solenidade, realizada na Base Mar, contou com a participação de representantes da autarquia portuária, das empresas contempladas e autoridades de órgãos de fiscalização do setor. Além do certificado, inédito entre os portos públicos brasileiros, os terminais foram contemplados com uma placa alusiva ao evento.

Dos nove terminais aptos à candidatura, seis pleitearam a certificação e os que obtiveram a pontuação mínima para a obtenção do selo foram Decal Brasil, Tecon Suape e Pandenor. A comissão julgadora, vinculada à Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, avaliou 22 critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia e práticas de combate ao lixo no mar. Estão incluídos, também, nessa análise itens como licenciamento ambiental, prevenção e resposta a emergências, certificações voluntárias, recursos humanos e treinamentos dedicados à pauta em questão.

O selo digital, com validade de um ano, faz parte das iniciativas globais da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “É mais uma importante ação para garantir a sustentabilidade do porto e a proteção dos oceanos, reforçando o nosso compromisso de equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação da natureza, incentivando as boas práticas ambientais também entre nossos parceiros”, pontuou o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

Na solenidade, estiveram presentes os representantes dos terminais agraciados com o selo: Javier Ramirez, CEO do Tecon Suape; Carlos Schobiner, gerente de Operações da Decal Brasil; e Pedro Silva, coordenador de Qualidade e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Pandenor. Para a representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Érika Farias, essa iniciativa é fundamental para o equilíbrio ambiental. “Quero agradecer o convite de Suape, assim como parabenizar a ação, pois é muito importante que as empresas tenham boas práticas ambientais”, salientou.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO