Cenário Político: Raquel não poupa críticas a deputados de Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da terça

Iniciando com duas horas de atraso, foi realizado na noite desta segunda-feira (17), em Gravatá, o primeiro encontro do PSDB Pernambuco em 2022. Em clima de convenção, a prefeita e presidente estadual do partido, Raquel Lyra, criticou duramente o governador Paulo Câmara (PSB), mas chamou atenção mesmo foi a forma como ela subiu o tom contra os parlamentares que representam Caruaru na Alepe. Atualmente, o município conta com quatro deputados estaduais: Erick Lessa (PP), José Queiroz (PDT), Laura Gomes (PSB) e Tony Gel (MDB), todos da base governista que, segundo a gestora, “se dizem de Caruaru, mas não têm coragem de abrir a boca” para reclamar de problemas que competem ao Estado na Capital do Agreste. Apesar das críticas, na eleição passada Raquel preferiu apoiar candidatos de fora da cidade que comanda, não correndo nem o risco de ter alguém na Assembleia que tivesse raízes fincadas em Caruaru e fosse seu aliado. Já para 2022, até agora, ela também não apresentou nenhum nome que possa representar a cidade com seu apoio. A mudança que ela deseja, primeiro, tem que começar dentro de casa.

Palanque de ex
Quem olha para o palanque da prefeita Raquel Lyra (PSDB), não consegue sentir confiança na chapa proporcional. O grupo é majoritariamente formado por ex-ocupantes de cargos eletivos, que sonham em voltar a ocupar um espaço político a partir do ano que vem.

Mistério
Apesar dos gestos e discursos, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) segue sem anunciar em entrevistas ou mesmo em encontros políticos se disputará ou não o Governo do Estado. Com isso, coube ao ex-governador João Lyra Neto assegurar, ontem (17), em Gravatá que a filha é sim pré-candidata.

Retorno
Na próxima sexta-feira (21), o Movimento Levanta Pernambuco realiza seu primeiro encontro de 2022. O local escolhido é a cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, que tem como pré-candidato a deputado estadual o ex-prefeito Izaías Regis (PSDB).

Representante
O vereador de Caruaru, Ricardo Liberato (PSDB), marcou presença no evento do seu partido, ontem (18), em Gravatá. Com direito a fala, o parlamentar representou os tucanos da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Posse
O governador Paulo Câmara (PSB) será empossado, nesta terça-feira (18), na presidência do Consórcio Nordeste. O evento será realizado no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas. Com mais este compromisso firmado, o socialista vai dando indicativos de que não deve mesmo disputar o Senado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO