Destaque na produção leiteira de Pernambuco, Bodocó passou a ser a 3ª bacia leiteira do estado, com uma produção de mais de 56 mil litros de leite no ano passado, ficando atrás apenas das cidades de Buíque (mais de 78 mil litros) e Itaíba (mais de 73 mil litros), segundo o IBGE.
Em Bodocó, pelo menos 2.800 propriedades produzem diariamente esse item para sustentar a economia local. Mas os produtores estão desanimadas. O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) foi procurado por um grupo de produtores que alega desvalorização da categoria. Eles dizem que estão sem incentivos para fortalecer o setor, que também sofre com a baixa nos preços do leite e outros itens, como queijos, doces e derivados.
“Além desses problemas, os produtores da bacia leiteira pernambucana estão preocupados com a entrada de leite de outros estados na indústria do nosso estado, o que faz eles perderem competitividade no mercado interno. Eles estão pedindo ao governo Paulo Câmara uma revisão na pauta fiscal e o retorno dos 18% do ICMS”, explicou o parlamentar.
Diante deste cenário, Clodoaldo Magalhães se comprometeu em ajudar os produtores de leite. “Vamos buscar o suporte necessário junto a órgãos como Adagro, Fiepe, Sebrae e o próprio governo estadual para tentarmos adotar políticas de regularização, estabilidade de vendas e preços, bem como a divulgação do potencial do queijo de Bodocó”.