Cenário Político: o novo capítulo da disputa pelo MDB

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Na tentativa de ser o candidato ao Governo de Pernambuco pela oposição em 2018, o senador Fernando Bezerra Coelho travou uma dura disputa com o grupo do também senador Jarbas Vasconcelos pelo comando estadual do MDB. Na época, FBC contava com o apoio de Romero Jucá, que presidia a sigla nacionalmente, mas acabou levando a pior.

O filme voltou a se repetir em 2021. Não com Fernando Bezerra, mas com o seu filho, Miguel Coelho, que também tentou o aval do MDB para disputar o Palácio do Campo das Princesas em outubro deste ano, mas foi informado de que a sigla permaneceria na Frente Popular, frustrando os planos do gestor sertanejo, que agora está filiado ao União Brasil.

Com a possibilidade da formação de uma federação entre União Brasil e MDB, os dois grupos políticos se anteciparam e iniciaram uma nova disputa sobre os rumos da sigla no estado. Se a ideia da federação avançar e os partidos subirem no palanque de Miguel, será um desfalque na Frente Popular, mas caso caminhem para o palanque de Danilo Cabral (PSB), a família Coelho poderá pedir música no Fantástico.

Retomada
Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho retoma, nesta quinta-feira (17), suas agendas pelo estado. Além de um ato de apoio ao ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, Miguel cumpre agenda em Glória do Goitá, Pombos, Tacaimbó, Sanharó e Pesqueira.

Pacificado
Após defender até o último instante o nome do chefe da Casa Civil, José Neto, para representar a Frente Popular na disputa estadual, o deputado Sebastião Oliveira (Avante) se rendeu ao projeto de Danilo Cabral (PSB) e recebeu o pré-candidato ontem (16). Sebá garantiu que marchará ao lado do socialista.

Apuração
Pouco tempo após o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, ser executado, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou ao secretário Defesa Social, Humberto Freire, rigor na investigação. Albérisson era suplente de vereador e pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil.

Caiu para cima
Um dia após deixar a liderança do PDT na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz assumiu a liderança da oposição contra o governo Bolsonaro. O pernambucano representará 135 deputados do PDT, PSB, PT, PSOL, PCdoB e Rede. Por se tratar de ano eleitoral, Wolney ganhará ainda mais projeção nacional.

Leilão
A prefeita Raquel Lyra (PSDB) acompanha hoje (17), em São Paulo, o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de Caruaru. A concessão, que terá duração de 20 anos, também irá implantar LED em 100% dos pontos de iluminação da cidade. Os investimentos previstos chegam a aproximadamente R$ 270 milhões.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO