O município de Caruaru conta com o único Centro de Tratamento de Feridas de Pernambuco. O local oferece atendimento humanizado e especializado para os pacientes portadores de lesões crônicas e agudas.
O espaço atende uma média mensal de 900 pessoas que vão em busca de curativos. Todos esses curativos são realizados com coberturas especiais fornecidas pelo município.
O Centro de Referência em Tratamento de Feridas tem como base a Resolução do Cofen 567/2018, que, dentre outras definições, traz no seu Art. 3º: “cabe ao enfermeiro da área a participação na avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas”.
“Antes da criação do centro, o tratamento era realizado por técnicos de enfermagem, sem supervisão do enfermeiro. Não existia nenhuma ficha de controle e acompanhamento dos pacientes”, explicou a enfermeira responsável pelo espaço, Ana Paula Albuquerque.
Desde a implantação da unidade, foram elaboradas fichas de avaliação com anamnese clínica, fichas de acompanhamento da lesão, prontuário do paciente, avaliação e supervisão pelo profissional enfermeiro, com prescrição de coberturas especiais, desbridamentos, estabelecimento de fluxo de referência e contrarreferência, protocolo de feridas, apoio matricial para as equipes de saúde de todo o município, além de treinamento para a atualização dos profissionais.
Para utilizar os serviços ofertados no local, os pacientes devem ser encaminhados por uma Unidade Básica de Saúde, que fará a marcação para o primeiro atendimento, onde a pessoa será avaliada.
O Centro de Referência em Tratamento de Feridas funciona de segunda a sábado, pela manhã, na AME Caiucá, que fica localizada na Avenida Leão Dourado, na Galeria do Bairro Kennedy.