Cenário Político: Dudu liberou geral

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de março de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Com o caminho obstruído para uma filiação ao PL de Anderson Ferreira, a deputada Clarissa Tércio e o vereador do Recife Júnior Tércio anunciaram, nesta quarta-feira (23), a filiação ao PP. A articulação para o ingresso do casal de políticos foi feita pelo ministro da Casa Civil e presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira.

Com o aval do deputado federal Eduardo da Fonte, ainda ontem a executiva estadual do partido anunciou a criação da Frente Pró-Bolsonaro do Progressistas de Pernambuco, que será liderada por Clarissa e contará com outros nomes da sigla que terão a liberdade de pedir votos para o chefe do Planalto no programa eleitoral e materiais de campanha.

Dudu da Fonte tem montado chapas proporcionais competitivas, mas tem deixado os pré-candidatos à vontade em relação aos apoios majoritários, tanto é que o vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), que buscará uma vaga na Câmara Federal, tem feito uma defesa efusiva da prefeita Raquel Lyra (PSDB) para o Governo do Estado.

O PP deve eleger um expressivo número de deputados estaduais e federais, mas uma parte considerável desses nomes não está alinhada com o projeto da Frente Popular. As movimentações devem afastar ainda mais a legenda de um espaço na majoritária, dando à sigla uma roupagem bolsonarista em Pernambuco.

Segunda opção
Durante live realizada na noite de ontem (23), a deputada Clarissa Tércio e o vereador Junior Tércio, deixaram transparente que a intenção nunca foi se filiar ao PP, mas sim ao PL. Muitos questionamentos estão surgindo pelo fato do Progressistas estar aliado, pelo menos formalmente, ao PSB no estado.

Dúvida
Mesmo defendendo com unhas e dentes o presidente Jair Bolsonaro, o casal Tércio não deve apoiar Anderson Ferreira (PL) na corrida pelo Governo de Pernambuco. Na live realizada ontem, Clarissa sugeriu que a dupla pode adotar neutralidade no plano estadual.

Primeiro passo
Ontem (23), o ex-governador Geraldo Alckmin deu o primeiro passo para ser o vice de Lula nas eleições presidenciais. O paulista se filiou ao PSB em uma cerimônia que contou com mais de 400 pessoas. O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, esteve presente.

Fúria
Isolado no processo eleitoral, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, criticou a filiação do ex-governador Geraldo Alckmin, ao PSB, nesta quarta-feira (23), em Brasília. O pedetista chegou a afirmar que o ingresso do ex-tucano é “um conchavo vergonhoso”.

Livro
O deputado estadual Erick Lessa (PP) lançará o seu livro “Chacina de Poção, a barbárie do Sítio Cafundó” (Editora Cepe), nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Poção, a partir das 19h. Lessa presidiu a investigação do caso em 2015 e no livro retrata o passo a passo das investigações.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO