Cenário Político: Danilo aposta alto na nacionalização

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna do sábado

Desde que foi lançado como pré-candidato ao Governo de Pernambuco para representar a Frente Popular nas eleições deste ano, que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) não abriu mão da estratégia de nacionalizar a eleição, chegando a provocar seus adversários a fazerem o mesmo, o que não tem surtido efeito até então.

Ainda nesta semana, Danilo Cabral fez algumas provocações no sentido de nacionalizar as discussões, estimulando os demais concorrentes a mostrarem de que time fazem parte. Ele, do de Lula; Anderson Ferreira (PL), de Bolsonaro; e Raquel Lyra (PSDB), com João Doria (PSDB). Já Miguel Coelho (UB), que ainda não tem presidenciável oficializado, foi classificado por Danilo como alguém com “DNA bolsonarista”.

Recentemente, em entrevista à Rádio Jornal Recife, Lula fortaleceu seu apoio irrestrito a Danilo, e o fato de o socialista ter a deputada Teresa Leitão (PT) como pré-candidata ao Senado, só consolida o apoio do ex-presidente. Mesmo aparecendo estagnado nas pesquisas, Danilo Cabral cresce consideravelmente quando associa que ele é o nome de Lula, que tem grande aprovação em Pernambuco. E isso poderá causar mudanças no período eleitoral após as convenções.

Entrosamento
Com seu nome praticamente consolidado para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, a deputada Teresa Leitão (PT) passou a acompanhar as agendas do governador Paulo Câmara (PSB) nos últimos dias. Ontem (13), a petista percorreu alguns municípios da Mata Norte ao lado de Danilo Cabral (PSB).

Fortalecido
Após ter anunciado que seria candidato ao Senado independente da Frente Popular, o deputado André de Paula (PSD) tem recebido diversas manifestações de apoio de partidos, prefeitos e lideranças políticas de Pernambuco. O deputado Wanderson Florêncio (SD) foi até a sede do PSD, ontem (13), reafirmar seu compromisso com André.

Missão
Na tentativa de garantir o apoio dos vereadores de Caruaru, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) se reuniu, na tarde de ontem (13), com cinco deles. Ele também já tem compromisso firmado com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Em 2018, Daniel recebeu a confiança de 9.362 caruaruenses e vai tentar no mínimo repetir a votação.

Construção
O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) não tem medido esforços para montar um forte time de apoiadores em Caruaru. Após receber o reforço do ex-presidente da Câmara Municipal, Lula Tôrres (PSDB), o pedetista tem investido no diálogo com o vereador Cabo Cardoso (PP), que tem sinalizado votar em Ricardo Teobaldo (Podemos).

Projeto eleitoral
Com a oficialização da saída de Dilson Oliveira do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o apresentador deve se dedicar integralmente a sua pré-candidatura a deputado estadual. O projeto deve afetar diretamente os planos de Armandinho (SD), Raffiê Dellon (UB) e Tony Gel (PSB), que dialogam com o mesmo público de Dilson.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO