Cenário Político: disputa pelo Senado será acirrada em PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Roque de Sá

Coluna do sábado

De acordo com os números trazidos pela pesquisa Exame/Ideia na última semana, a corrida pela única vaga para o Senado Federal tem tudo para ser quente em Pernambuco. André de Paula (PSD), Teresa Leitão (PT) e Gilson Machado Neto (PL) apareceram praticamente emparelhados no levantamento.

Esses três nomes já foram apresentados por Marília Arraes (SD), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL), que são pré-candidatos ao Governo do Estado. Apesar de Raquel Lyra (PSDB) ainda não ter confirmado quem vai disputar a cadeira na Casa Alta, existe uma forte tendência de que Armando Monteiro (PSDB) ocupe esse espaço.

Já Miguel Coelho (UB), pretende fazer esse debate apenas em julho, mês em que se iniciam as convenções. Pernambuco tem a tradição de emprestar bons nomes para a Casa Alta e todos os que se propuseram para a disputa até o momento estão cacifados para manter a tradição, o que garantirá uma competição bem acirrada.

Despedida
Quem dará espaço à cadeira no Senado Federal é Fernando Bezerra Coelho (MDB), que após uma extensa carreira política decidiu não disputar mais nenhum cargo público. O último foi no ano passado, quando tentou se tornar ministro do TCU, mas recebeu apenas 7 dos votos 81 votos dos colegas.

Posição contrária
Diferente do presidente Jair Bolsonaro (PL), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), afirmou ser contra a federalização de Fernando de Noronha. A declaração foi dada ontem (10), no pinga-fogo da sabatina Uol/Folha.

Divisão
Jataúba é mais um exemplo em que o vice votará num candidato diferente do prefeito. Enquanto a gestora do município, Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos), apoia Danilo Cabral (PSB), o seu auxiliar, Fábio Mamão (PP), seguirá com Marília Arraes (SD).

Missão cumprida
O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completou ontem (10) 75 anos de idade. De acordo com o Código de Direito Canônico foi necessário o envio da carta de renúncia ao papa Francisco. Diversos políticos de todo o estado fizeram questão de fazer o registro nas redes sociais.

Homenagem
A Câmara Municipal de Caruaru aprovou, na última quinta (9), o Título de Cidadão Caruaruense para o deputado Romero Sales Filho (UB). A matéria foi apresentada pela vereadora Mery da Saúde (PSD), que na hora do voto fez questão de destacar a atuação parlamentar de Romero.

Maratona
As agendas dos políticos de Caruaru estão bastante concorridas neste mês de junho. As visitas aos mais variados polos da festa junina estão no calendários do prefeito, dos vereadores e principalmente dos pré-candidatos a deputado, que aproveitam o momento para fazer contato com o eleitor.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO