Cenário Político: o grande desafio de Marília Arraes

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Coluna da sexta

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD) terá como grande desafio se consolidar na dianteira até o fim do primeiro turno. Líder isolada em todas as pesquisas, a deputada se tornou alvo de investidas dos adversários que também trabalham para vencer a eleição de outubro.

Na última terça (14), o deputado André Ferreira (PL), irmão do pré-candidato, Anderson Ferreira (PL), acusou Marília de querer fazer política em cima dos atingidos pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife. A parlamentar coordena a Comissão Externa destinada para acompanhar a situação no estado.

Se a oposição adotar o “salve-se quem puder” a partir de agora, dificilmente chegará unida numa eventual disputa contra o PSB no segundo turno, repetindo o que aconteceu no Recife em 2020. Para Marília, será necessário adotar uma estratégia de se manter numa posição que não a faça derreter antes do tempo.

Identidade
Ao lado de militantes do PT, Marília Arraes que disputará o Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, participou do “Arraiá Lula Livre”, no Recife. A pré-candidata segue recebendo o apoio de petistas, fato que tem incomodado bastante a cúpula da legenda no estado.

Apagado
Após deixar o Partido dos Trabalhadores e assistir a sua sucessora se tornar a maior liderança da sigla no Sertão, Luciano Duque (SD) tem encontrado dificuldades para viabilizar seu projeto rumo à Alepe. O que se comenta em Serra Talhada é que sem a popularidade de Márcia Conrado, o pré-candidato não encontrará força.

Retorno
Após dois anos sem a realização do São João da Moda, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inicia hoje (17) o ciclo junino. A festa que tem a digital do secretário municipal de Projetos Especiais, Magno Cumaru, recebe na primeira noite o cantor Gusttavo Lima.

Marcando presença
Após reunir aliados em Caruaru para alinhar estratégias de pré-campanha, Raquel Lyra (PSDB) foi conferir o São João na Roça, na Vila do Rafael e logo em seguida foi ao Pátio de Eventos, onde estava acontecendo a noite católica. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) esteve presente nas agendas.

Prestígio
Diferente de anos anteriores, o camarote reservado aos vereadores no São João de Caruaru dispõe do mesmo tamanho e buffet reservado ao do gestor municipal. Esse é mais um aceno do Poder Executivo com o Legislativo, que tem vivido dias de lua de mel.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO