Coluna da quinta
Pré-candidato ao Senado no Rio de Janeiro, Alessandro Molon tem sido responsável por gerar uma crise na relação entre PT e PSB, a ponto de causar um desgaste da aliança. O motivo é o não cumprimento do acordo firmado, onde o presidente da Alerj, André Ceciliano, seria o nome indicado pelos petistas para a Casa Alta. Entretanto, Molon não abre mão da disputa, mesmo com a ameaça de ter o fundo eleitoral cortado.
Nos últimos dias, Molon tem recebido o apoio público de diversos artistas, incluindo a cantora Anitta. Em recente pesquisa do Real Time Big Data, o deputado apareceu na liderança com 17%, bem à frente de Ceciliano com 5%. Existe uma preocupação para que o conflito instalado entre as duas siglas não ganhe maiores proporções e interfira em outros estados.
Ainda na semana passada, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), defendeu que o pacto no Rio fosse cumprido, o que não adiantou de muita coisa. Na verdade, Danilo teme que esse contratempo cause prejuízo ao projeto da Frente Popular, que tem Lula como cabo eleitoral.
Insatisfação
Em áudio vazado, a deputada Benedita da Silva (PT) não escondeu o aborrecimento com Alessandro Molon (PSB), que também preside a sigla no Rio. Toda essa confusão pode acabar respingando na candidatura de Marcelo Freixo (PSB), que conta com chances reais de vencer o pleito em outubro.
Missão
Durante convenção do PDT, o vereador Fagner Fernandes foi pego de surpresa com a informação de que seu nome seria registrado para a disputa de federal. O presidente estadual da sigla, deputado Wolney Queiroz, fez o anúncio durante o evento. A ideia é que Fagner faça uma dobradinha com Zé Queiroz (PDT).
Composição
Na convenção do PDT foram homologadas 40 candidaturas a deputado estadual, sendo 25 mulheres. E 25 candidaturas a deputado federal, sendo nove mulheres. O nome da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, foi confirmado na disputa para a Câmara.
Separado
O PP, liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, marcou para amanhã (5) a sua convenção, que acontecerá na sede do partido, no Pina. O que chama atenção é que será no mesmo dia e horário do PSB, reduzindo indiretamente os esforços para encher de gente o Clube Português do Recife.
Fortalecimento
A vinda de Bolsonaro a Pernambuco no próximo sábado (6) servirá para fortalecer o palanque de Anderson Ferreira e Gilson Machado, ambos do PL, para a eleição majoritária, além dos nomes irão concorrer a uma vaga no Alepe e Câmara Federal. Essa é mais uma demonstração de que o presidente da República não medirá esforços para eleger os aliados.