Coluna do sábado
Com o Clube Português completamente tomado por apoiadores e militantes, a Frente Popular de Pernambuco realizou ontem (5) uma grande convenção que oficializou Danilo Cabral (PSB), Luciana Santos (PCdoB) e Teresa Leitão (PT) na chapa majoritária, além dos candidatos a estadual e federal.
O evento que teve pouco mais de cinco horas de duração foi repleto de críticas a Bolsonaro e exaltação aos governos do PSB no Estado, além da defesa do ex-presidente Lula. Apesar das alfinetadas nos adversários durante os discursos, nenhum dos nomes presentes subiu o tom nominando Marília Arraes (SD), como vinha sendo esperado.
Ainda não se sabe por quanto tempo essa postura será mantida, já que Marília é alvo principal dos opositores, pelo fato de liderar todas as pesquisas com folga. Apesar de ter levado duas mulheres ligadas a Lula para a sua chapa, e por mais que haja críticas feitas por Teresa e Luciana, o peso não será o mesmo que uma fala de Danilo, que é o principal adversário da ex-petista.
Reconhecimento
Bem avaliada em Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado (PT) foi bastante festejada durante a convenção da Frente Popular. A cada aparição ou nome citado, o público presente ia ao delírio, o que só reafirma sua liderança em uma das principais cidades do Sertão.
Oportunidade
Presidente estadual do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz não perdeu a chance de defender a candidatura de Ciro Gomes à presidência durante sua fala na convenção da Frente Popular. O pedetista também fez questão de tornar público seu apoio a Teresa Leitão (PT) para o Senado.
Prestação de contas
Também na convenção, o governador Paulo Câmara (PSB) usou o seu tempo para citar as conquistas e ações do seu governo. Aliados do socialista costumam dizer que ele é injustiçado pelas críticas que tem recebido, mas que o tempo mostrará a verdade.
Equívoco
Os discursos extensos e as diversas intervenções dos apresentadores deixaram a convenção do PSB cansativa. Durante as falas de Teresa Leitão (PT) e Danilo Cabral (PSB), boa parte da militância que chegou cedo ao evento já tinha ido embora, deixando uma sensação de esvaziamento.
Mal-estar
Visivelmente, o discurso do presidente estadual do PP, deputado Eduardo da Fonte, causou um incômodo na candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT). Poucos minutos antes, Dudu oficializou um candidato a senador na convenção do seu partido, servindo como mais um obstáculo para a petista chegar a Casa Alta.