Coluna da terça
Como o candidato ao Governo de Estado, Anderson Ferreira (PL), ainda não conseguiu polarizar com Danilo Cabral (PSB) ou Marília Arraes (SD), que pedem votos para Lula em Pernambuco, o nome de Bolsonaro para o Senado, Gilson Machado (PL), assumiu o papel.
No debate realizado pela Rádio Maranata, o clima esquentou entre o ex-ministro do Turismo e a deputada Teresa Leitão (PT), que lidera a disputa para a Casa Alta. O tempo destinado ao primeiro confronto entre os candidatos ao Senado foi o suficiente para Gilson explorar recortes dos principais momentos junto aos seus apoiadores.
Nesta quinta (15), os dois estarão frente a frente de novo. Desta vez, em Caruaru, e o embate entre eles deve ser novamente o ponto alto do debate, sendo mais uma oportunidade para que Gilson Machado trabalhe em cima da polarização, para tentar crescer e buscar a vitória no dia 2 de outubro.
Avaliação
O Ranking dos Políticos classificou Fernando Bezerra Coelho (MDB) como o melhor senador de Pernambuco. A nota dada foi 7,17. Ele foi seguido por Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT). FBC teve uma atuação destacada por ter sido líder do governo Bolsonaro.
Voto útil
Após a divulgação dos números da pesquisa IPEC para presidente, o núcleo de campanha de Lula voltou a sonhar com a possibilidade de uma vitória ainda no primeiro turno. A expectativa é de que o petista seja beneficiado com o chamado voto útil e o derretimento de Ciro Gomes (PDT).
Apoio
A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) confirmou ontem (12) o seu apoio à candidatura de Lula à presidência. Por muitos anos os dois estiveram distantes, mas se uniriam com o intuito de vencer Bolsonaro nas eleições deste ano. Marina também entregou uma série de propostas para o meio ambiente.
Debate
A Rádio Jornal Recife promove hoje (13), às 10h, o quarto debate entre os candidatos ao Governo de Pernambuco. Marília Arraes não vai participar. Ainda não será dessa vez que os ouvintes vão escutar a candidata filiada ao Solidariedade em um debate. Ela participará de uma sabatina no NE 1, às 12h05.
Piso
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou o placar de 5 votos a 3 para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial da enfermagem. O julgamento foi iniciado na semana passada e está previsto para acabar na sexta-feira (16). Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin foram a favor da derrubada da liminar.