Coluna da sexta
Após apostar todas as fichas na candidatura de Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno, para não ficar em cima do muro, a cúpula do PT em Pernambuco teve que escolher entre Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) nesta segunda etapa da eleição.
Na última quarta (5), Marília já tinha recebido o apoio oficial do PDT, PCdoB e Republicanos, indicando que o Partido dos Trabalhadores iria seguir pelo mesmo caminho. Pesou nessa equação a defesa do ex-presidente Lula, feita pela ex-petista ao longo de toda campanha.
A verdade é que boa parte da militância do PT já identificava em Marília a melhor opção, alguns chegaram até a ser expulsos do partido por não apoiarem Danilo. Com a decisão tomada, os caciques da legenda que nunca engoliram a deputada terão que se curvar à ex-correligionária, principalmente se ela vier a se tornar governadora.
Sinalização
Durante entrevista ontem (6) à Rádio Folha, Teresa Leitão já tinha defendido que o PT tomasse posição no segundo turno. Nas entrelinhas, a mensagem foi entendida como um aceno à candidatura de Marília Arraes (SD). No primeiro turno, a senadora eleita fez duras críticas à ex-colega de partido.
Antecipando os fatos
Logo após o fim da reunião que definiu o apoio do PT a Marília Arraes (SD), Liana Cirne foi às redes sociais para anunciar a decisão da legenda. As duas foram aliadas em um passado não tão distante, mas romperam depois de defenderem interesses opostos dentro do partido.
Avanço no Nordeste
O Partido Liberal é o que mais elegeu deputados federais na região Nordeste. A legenda pulou da sexta para a primeira posição em relação a 2018. Das 99 cadeiras que serão ocupadas pelo PL a partir do próximo ano, quatro são de Pernambuco.
De olho nas mulheres
Michelle Bolsonaro vai coordenar um núcleo da campanha de Jair Bolsonaro (PL) para alcançar o eleitorado feminino neste segundo turno. Além da primeira-dama, também participarão as senadoras eleitas Damares Alves e Tereza Cristina; e as deputadas federais reeleitas Bia Kicis e Carla Zambelli.
Propaganda eleitoral
Tem início hoje (7) o horário eleitoral de rádio e TV do segundo turno. A expectativa é grande para saber qual será o tom adotado pelas campanhas de Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) neste primeiro momento.