Coluna da sexta
Reeleito para governar o Rio Grande do Sul com 3,6 milhões de votos, Eduardo Leite é um dos raros quadros do PSDB que tem algo a comemorar nestas eleições. Além de não apresentar nome para disputar a presidência da República, o partido saiu bem menor do que entrou em representação no Congresso.
O gestor gaúcho ganhou projeção nacional quando disputou as prévias do PSDB, se apresentando como alternativa para quebrar a polarização entre Bolsonaro e Lula, mas acabou sendo derrotado por João Doria, que foi barrado da disputa e poucos meses depois deixou a legenda.
O pernambucano Bruno Araújo segue no comando do PSDB até maio do ano que vem, mas uma fusão ou nova federação com partidos de centro-direita já vem sendo pensada. Também será necessário amadurecer a relação com o novo governo federal. O primeiro contato da sigla com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), já foi feito.
Leite vem sendo incentivado pela governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), a encarar o desafio. Os dois representam uma nova safra que aos poucos vem rompendo barreiras. E assumir o comando nacional de um partido que protagonizou por muito tempo a política nacional seria mais um avanço dessa geração.
Prazo
Principal aposta do governo federal eleito para conseguir manter em 2023 os atuais R$ 600 pagos pelo Auxílio Brasil, a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, vai iniciar sua tramitação pelo Senado. O relator-geral do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro (MDB), informou que a PEC deve ser apresentada até hoje (11).
Festejado
Em Caruaru, o governador Paulo Câmara (PSB) foi recebido com muito entusiasmo por professores e gestores escolares que acompanharam, ontem (10), o anúncio de ampliação das escolas de tempo integral. Mais 59 novas unidades estarão ofertando a modalidade a partir de 2023, totalizando 637 escolas funcionando em jornada ampliada.
Esquecido
Ainda em Caruaru, Paulo Câmara (PSB) participou de mais duas agendas: a entrega da nova sede da Delegacia da Mulher e a comemoração dos 5 anos do 1º BIEsp. Mesmo com pautas positivas, aliados de outrora no município não foram prestigiar o governador em nenhuma das solenidades, cravando a marca de um fim de governo com desgastes.
Resultado
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) vem cumprindo uma extensa agenda na Capital Federal esta semana. Além de visitas aos ministérios, o gestor também conseguiu garantir emendas para o município junto aos deputados pernambucanos. Rodrigo comemorou o resultado positivo nas redes sociais.
Retorno
Além da aprovação da LOA que prevê cerca de R$ 1,6 bilhão para o orçamento de 2023, a sessão de ontem (10), na Câmara de Caruaru, marcou a volta do vereador Jorge Quintino (SD), que tirou uma licença de 60 dias para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Durante o período, quem ocupou o espaço foi o suplente Lairton Vieira (PTB).