Coluna do sábado
Único deputado do PSB de Pernambuco a conquistar a reeleição para a Câmara Federal, Felipe Carreras vem ganhando papel de destaque em Brasília. Além de integrar o grupo de turismo na transição do governo Lula, também foi convocado para liderar a bancada do seu partido no próximo ano.
Formado na escola de Miguel Arraes de Alencar e Eduardo Campos, o socialista assume a missão em um momento delicado que a sigla atravessa. Se por um lado o PSB ocupará a vice-presidência do país com Geraldo Alckmin, por outro, a legenda saiu menor das urnas, com a perda de representação na Câmara.
Aliado de Arthur Lira (PP), Carreras tratou de reunir, na última semana, a futura bancada do PSB com o presidente da Casa que deve ser reeleito com folga. De Pernambuco, apenas Pedro Campos levou falta. O jovem tirou um breve recesso pessoal e deve retomar os trabalhos na próxima semana.
Além do desafio de manter a bancada do PSB alinhada nos posicionamentos e votações, o fato de Carreras ter se tornado uma das principais vozes da legenda, exige dele um esforço para ajudar a pacificar o clima entre os socialistas de Pernambuco e São Paulo, que travam uma batalha interna por ministérios.
Saúde
Um nome que vem sendo lembrado para assumir a pasta da Saúde no Governo do Estado é o do vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos). Além de contribuir com o plano de governo durante a campanha, o parlamentar, que também é médico, mobilizou a categoria para apoiar Raquel Lyra (PSDB).
Base
Veio pelo Coronel Meira, eleito no dia 2 de outubro para deputado federal, a informação de que o PL vai apoiar o governo Raquel Lyra. Existia um suspense por parte do presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, sobre essa posição. A revelação foi feita ao radialista Alberes Xavier, na Rede Pernambuco de Rádios.
Anfitrião
Na próxima quarta-feira (7), Raquel Lyra (PSDB) reúne os prefeitos de Pernambuco em Caruaru. Antes de embarcar para Oxford, a tucana já tinha se encontrado com os deputados federais e estaduais. A Capital do Agreste é comandada por Rodrigo Pinheiro (PSDB), que de “tabela” será o anfitrião do encontro.
Ansiedade
Apesar de muita expectativa pelos nomes que irão assumir as principais pastas do governo federal, Lula garantiu ontem (2), em coletiva, que os nomes do serão oficializados após a diplomação, que está marcada para acontecer no dia 12. Entretanto, Flávio Dino e José Múcio já são dados como certo.