Apesar de ter uma personalidade que opta por perfis técnicos, a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), tem inserido cada vez mais aliados para cuidar da transição junto com a vice-governadora eleita, Priscila Krause (PSDB), que coordena o grupo.
Associando a competência de quem já comandou pastas importantes em Caruaru aos principais cargos de confiança neste primeiro momento, a tucana escolheu auxiliares que integraram o núcleo duro ao longo da sua gestão enquanto prefeita.
Os ex-secretários Fúlvio Wagner e Lúcio Omena, que atuaram na Fundação de Cultura; e André Teixeira Filho, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, participaram, ontem (13), da reunião de transição para debater a principal festa do estado, o Carnaval, que retorna depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia.
Outro nome que já foi ventilado e deve assumir a Secretaria de Habitação é Simone Benevides. Ela acompanhou Raquel na reunião que o futuro governo realizou com a Caixa Econômica esta semana, apesar de ainda permanecer enquanto secretária da Fazenda de Caruaru na gestão Rodrigo Pinheiro (PSDB).
Simone, que é ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, entrou no governo municipal pelas mãos de Raquel, com quem tem uma estreita relação, e foi essencial durante as negociações do primeiro Finisa que a cidade de Caruaru fez junto ao banco, chegando, inclusive, a participar de uma live no Facebook, com a então gestora, para esclarecer questionamentos sobre o empréstimo.
O Blog Cenário já trouxe demais ex-secretários, como Túlio Vilaça, Ana Maraiza, Bárbara Florêncio, Carolina Cabral e Nayllê Rodrigues, que também estão atuando na equipe de transição. Sarah Rafael e Anderson Oliveira, que foram secretários executivos de Saúde, também estão participando das discussões referentes à pasta.
Ainda acompanham a futura gestora estadual Eduardo Vieira, que foi secretário de Governo; Rubens Junior, que é homem de confiança dos Lyra e já assumiu as pastas de Governo e Cultura em Caruaru; além de José Pereira, que também já comandou a Fundação de Cultura e a Secretaria Extraordinária da Feira. Os três, que tiveram atuação política durante a campanha, agora estão cumprindo outras missões ligadas diretamente a Raquel Lyra.