Cenário Político: Lula queria Wolney na Previdência

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de janeiro de 2023 às 06h15min
Foto: Pablo Valadares

Coluna da segunda

O que já se comentava nos bastidores de Brasília, nos últimos dias, repercutiu nacionalmente neste domingo (1º): Lula queria o deputado federal Wolney Queiroz na titularidade do Ministério da Previdência, mas o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ficou com o comando da pasta.

O líder da oposição não conseguiu ser reeleito para um 7º mandato e, logo após a eleição, foi convocado para contribuir no conselho político do petista, onde teve uma atuação de destaque junto a outros nomes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição.

Wolney ainda pode ser nomeado para algum outro cargo federal, caso aconteça um convite. Espaços como Codevasf e Sudene, por exemplo, que são órgãos bastante concorridos e aguardam indicação de quem os vai ocupar. Os próximos dias serão de ajustes e acomodações desses aliados.

Faixa
O presidente Lula (PT) subiu, pela 3ª vez, a rampa do Palácio do Planalto. Oito pessoas, que representaram o povo brasileiro acompanharam o petista. A faixa presidencial foi passada de mão em mão e colocada no presidente por uma mulher negra, catadora do DF.

Quebra de sigilo
Um dos primeiros atos institucionais de Lula após tomar posse, foi o despacho que determina à Controladoria-Geral da União (CGU) que reavalie, no prazo de 30 dias, os sigilos de 100 anos a documentos de acesso público durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Curiosidade
Muita gente ficou sem entender o que o presidente estadual do PT, Doriel Barros, estava fazendo na solenidade de Raquel Lyra (PSDB), sendo que no mesmo momento, Lula (PT) também estava sendo empossado em Brasília. Em reserva, um parlamentar classificou como uma tentativa de aproximação da tucana.

Troca
Poucos minutos antes do início da solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a suplente de deputada estadual, Socorro Pimentel (UB), foi empossada. Isso só foi possível, devido à renúncia de Priscila Krause (Cidadania) ao cargo de deputada, para tomar posse enquanto vice-governadora.

Representação
Alguns vereadores de Caruaru, cidade comandado por Raquel Lyra (PSDB) durante cinco anos, fizeram questão de marcar presença na posse da tucana enquanto governadora. Foram vistos por lá: Bruno Lambreta, Aline Nascimento, Anderson Correia, Ricardo Liberato, Nelson Diniz e Irmão Ronaldo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO